sexta-feira, 15 de julho de 2011

Trio Reserva Tinto Cabernet 2008 - 90+ pts Robert Parker

O premiado Trio Assemblage tinto Cabernet Sauvingnon é um vinho que demonstra estrutura e grande concentração frutal, seus taninos são firmes e entregam um longo e persistente final. Os 70% da Cabernet Sauvingnon proporcionam a grande concentração frutal com taninos que outorgam o final persistente. Já os 15% da Shiraz apontam a expressividade, vitalidade e exuberância aromática e os 15% restantes da Cabernet Franc dão a elegância, firmeza e equilíbrio deste belo vinho.

Minha garrafa deste magnífico rótulo foi degustada na companhia do amigo Juberlan em uma noite de bate papo sobre vinhos, viagens e família... surgiu até a possibilidade da criação de uma confraria... seria o início da Confraria dos Leigos Atrevidos?... Fica a idéia a ser amadurecida...

A harmonização ficou por com de um bom churrasco, além da boa e descontraída conversa. Mas, também é possível harmonizar esse Assemblage Tinto Cabernet Sauvingnon com carpaccio, patês e terries, queijos maduros e frutas secas.

Um vinho para ficar na memória e no paladar... Não é por acaso que recebeu 90+ pts na Robert Parker, pontuação que lhe confere a classificação de excelente, que sua vez é descrita da seguinte forma: vinho de primeira qualidade, melhor de seu tipo. Equilíbrio perfeito, tonalidade absolutamente limpa e caráter inigualável.

E o preço é igualmente convidativo. Recomendadíssimo!!!

O Rótulo
Vinho: Trio Reserva
Tipo: Tinto Assemblage
Castas: 70% Cabernet Sauvignon, 15% Shiraz, 15% Cabernet Franc
Safra: 2008
País: Chile
Região: Valle del Maipo
Produtor: Concha y Toro
Enólogo: Ignacio Recabarren
Graduação: 14%
Onde comprar: Pão de Açúcar
Preço: R$ 36,00
Estimativa de Guarda : 5 anos
Temperatura de Serviço: 15 graus

Post Scriptum

A arte do assemblage está mais presente em nossas vidas  do que podemos imaginar. Quando cozinhamos, assememblamos ingredientes que juntos se convertem em uma deliciosa preparação que é muito mais que cada ingrediente em separado. E assim podemos encontrar distintas expressões de sinergias, de assemblages em diversos lugares.

No caso dos vinhos, um assemblage reune o que há de mais elegante e completo em cada uma das variedades que o integra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário