segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

O Primeiro Vinho Orgânico do Blog: Tarapacá +Plus 2009

O Rótulo do Tarapacá +Plus me chamou a atenção em meio há muitos belos e grandes rótulos da Adega da Casa dos Frios. Organically Grown Grapes (Uvas Organicamente Cultivadas) vem estampado bem abaixo do nome do vinho e este fato me fez comprar esta garrafa, pois nunca havia degustado um vinho orgânico.

Resolvi então pesquisar um pouco sobre vinhos orgânicos e trago algumas linhas antes mesmo de falar mais sobre o Tarapacá +Plus.

A agricultura orgânica aplicada nos vinhedos é um setor bastante próspero e uma realidade atual. Hoje, 4% da produção mundial é de vinho orgânico, inclusive no novo mundo - a Argentina, com produtores como Norton e família Zuccardi, o Chile, em bodegas como a Viña Carmen e o Brasil com Juan Carrau, que em 1997 lançou o primeiro vinho orgânico do Brasil.

Mas, afinal, o que é um vinho orgânico? Pode ser definido como o resultado de um sistema de produção agrícola que busca manejar, de forma equilibrada, o solo e demais recursos naturais (água, vegetais, animais, insetos) conservando-os em longo prazo e mantendo a harmonia desses elementos entre si e com os seres humanos.

A viticultura orgânica é a aplicação destes princípios aos vinhedos, ou seja, o viticultor manejará todo um ecossistema onde a vinha é a planta predominante. Qualquer alteração em um dos elementos desse ciclo afetará todos os demais.

Naturalmente os pesticidas, herbicidas e adubos químicos também são proibidos já que acabam entrando nas vinhas através da raiz. Isso também impede o esgotamento do solo. Todo o material aplicado é de origem orgânica, de preferência reutilizando materiais encontrados ao redor da região de cultivo, do mesmo ambiente.

Para se ter um selo de produto orgânico a tarefa não é fácil e muitos produtores termina desistindo, mas os que seguem dão ao vinho um "q" mais artistico do que na realidade já é.

A Viña Tarapacá nasceu em 1874 no sopé da Cordilheira dos Andes, a Vinícola Tarapacá conta atualmente com um amplo reconhecimento internacional, como uma das vinícolas chilenas de maior trajetória e tradição.

Tarapacá +Plus  é um vinho proveniente exclusivamente de uvas orgânicas certificadas, cuidadosamente selecionadas, do Vale do Maipo. Todos os componentes da mescla final envelhecem separadamente, durante 9 meses em barricas francesas e americanas, criando um vinho complexo, com marcadas notas de fruta negra e prolongado final de boca.

Rótulo removido quase que cirurgicamente. Vai para a coleção.

Sem sombra de dúvida é uma vinho com potencial de guarda, perceptível pelo intenso aroma de madeira e pelos taninos ainda um pouco agressivos (o produtor fala em 10 anos). O Tarapacá +Plus mostrou uma cor rubi intensa com um discreto halo violáceo, inúmeras lágrimas finas e rápidas, uma verdadeira chuva. Seu bouquet mostrou, no ínício, um ataque de madeira bem intenso, que com a aeração abrandou um pouco, logo depois surgiram os aromas de frutas negras, o chocolate, baunilha, um toque vegetal (pimentão) e algo de especiarias. Em boca repetiu as frutas (ameixa e amora), chocolate e madeira. Taninos potentes que com certeza abrandarão com o passar dos anos. Acidez e álcool bem integrados e um final de corpo longo.

Um vinho muito intenso e encorpado que vale cada centavo e que mostra duas artes: a do cultivo orgânico e a de produzir um assemblage com 6 uvas tintas de sabores e particularidades fantásticas.

A harmonização deste belo chileno orgânico ficou por conta de uma maravilhosa picanha argentina vinda diretamente da Patagonia, fiquei freguês do vinho e da picanha.

O Rótulo

Vinho: Tarapacá +Plus
Tipo: Tinto
Castas: 28% Syrah, 23% Cabernet Franc, 18% Cabernet Sauvignon, 17% Carménère, 8% Merlot, 6% Petit Verdot
Safra: 2009
País: Chile
Região: Valle del Maipo
Produtor: Viña Tarapacá
Graduação: 14,5%
Onde comprar: Casa dos Frios
Preço médio: R$ 45,00
Temperatura de serviço: 18º 

Nenhum comentário:

Postar um comentário