segunda-feira, 11 de junho de 2012

Pequeno Pintor 2008

Continuando a noite do dia dois de junho, passamos para um tinto do Alentejo que também estava na adega há algum tempo, sempre convidando a ser bebido.

Degustei esse mesmo vinho no Passeio Enológico por Portugal - PEP. O rótulo é produzido pela Monte do Pintor, a qual ainda será tema de uma postagem, onde falarei um pouco sobre a história da mesma bem como de todos os vinhos que degustei.

O Pequeno Pintor é o vinho mais simples da Monte do Pintor e trata-se de um corte das variedades Aragonez e Trincadeira. A safra degustada foi a de 2008. O rótulo da garrafa é uma atração à parte, visto que a ideia é que de fato pareça com uma pintura e mesmo fazendo uso de cores básicas não deixa o charme de lado.

O vinho mostrou uma bela cor granada com discretos reflexos violáceos, mas já com sinais de evolução; lágrimas finas e rápidas. No nariz, apesar do curto estágio em barricas de carvalho francês, a madeira mostra-se bem presentes, mas sem agredir e muito bem integradas com os aromas de frutas (ameixa e jambo). Em boca repetiu a fruta e a madeira e mostrou taninos sedosos bem integrados a acidez e ao álcool, dando uma final de corpo agradável e longo. Acompanhou bem tomates recheados e carne de sol.


O Rótulo

Vinho: Pequeno Pintor
Tipo: Tinto
Castas: Aragonez e Trincadeira
Safra: 2008
País: Portugal
Região: Alentejo
Produtor: Monte do Pintor
Enólogo: David Patrício
Graduação: 13,5%
Onde Comprar: RM Express
Preço Médio: R$ 40,00
Temperatura de Serviço: 16 graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário