quarta-feira, 25 de julho de 2012

Minha Compra Certa - Rapariga da Quinha Colheita Selecionada 2009

Há alguns vinhos que definitivamente você não tem medo de comprar, por isso resolvi criar mais uma sessão aqui no blog: Minha Compra Certa, para acessar basta ir ao menu Especiais e clicar no link com o nome da sessão.

Hoje irei postar sobre o primeiro vinho dessa nova sessão: Rapariga da Quinta Colheita Selecionada 2009, um vinho que leva o nome de Luís Duarte, que é um dos enólogos mais renomados de Portugal.

Luís Duarte é um dos enólogos mais renomado de Portugal. Em 1997 foi destacado com o título de Enólogo do Ano pela Revista de Vinhos, uma das publicações especializadas mais prestigiadas de Portugal. Em 2007 repetiu a façanha, conquistando novamente este título. Em 2010, foi nomeado para a categoria “Best Winemaker in the World” do Wine Awards 2010, um concurso realizado pela revista alemã Der Feinschmecker e ficou entre os seis finalistas.


Em seus quase 25 anos de carreira, sempre no Alentejo, Luis Duarte vem assinando muitos dos vinhos alentejanos que mais prazer proporcionam e maior sucesso tem alcançado. E recentemente tem nos presenteado com vinhos de seu projeto pessoal, elaborados com suas vinhas, daquelas que circundam a sua casa, são eles: Rubrica Tinto, Rubrica Branco, Rapariga da Quinta Colheita Selecionada, Rapariga da Quinta Reserva e Rapariga da Quinta Branco; todos eles receberam mais de 90 pontos nas safras de 2008 e 2009.

De um enólogo, e agora produtor, com um tal percurso, espera-se um vinho consequente com a sua carreira. E isso, para quem segue e conhece o trabalho de Luís Duarte, é uma daquelas premissas que está garantida.

O Rapariga da Quinta Colheita Selecionada já foi comentado aqui no Blog, só que a safra 2008: relembre.

A safra de 2009 recebeu 91 pts na WE, mostrando a qualidade e continuidade dos processos de excelência, dando ao consumidor confiança e a certeza de estar comprando um produto de qualidade, é aqui que podemos dizer que podemos comprar sem medo de errar.

O Rapariga da Quinta Colheita Selecionada 2009 mostrou uma cor rubi clara com sinais de evolução, lágrimas finas e lentas. No nariz muito aromático, com a fruta em predominância, mas bem integrada a elegantes e suaves notas de tostado. Em boca mostrou-se suave e delicado, com taninos redondos e elegantes em perfeita harmonia com o álcool e a acidez. Final de boca de média intensidade e a fruta aparecendo no retrogosto.

O Rótulo

Vinho: Rapariga da Quinta Colheita Selecionada
Tipo: Tinto
Castas: Aragonês, Touriga Nacional e Trincadeira
Safra: 2009
País: Portugal
Região: Alentejo
Produtor:Luís Duarte Vinhos
Enólogo: Luís Duarte
Graduação: 14%
Onde compra: RM Express
Preço Médio: R$ 35,00 (Por esta garrafa paguei R$ 29,00 na promoção)
Temperatura de serviço: 16 graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário