segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Enfim uma boa experiência com a Itália: La Pieve Pergolo Prosecco D.O.C. Treviso #CBE

Os leitores do blog já devem estar se acostumando as postagens regulares que aparecem por aqui sempre no dia primeiro de cada mês, são as postagens do vinho degustado para a Confraria Brasileira de Enoblogs - CBE, que este mês chega a edição de número 73 e é a nossa nona participação. Para conferir as postagens anteriores basta clicar no menu a esquerda no marcador DEGUSTAÇÕES.
 
O tema do mês foi uma sugestão do Confrade Thiago Bulla do Blog Universo dos Vinhos que mandou: "Amigos, aproveitando a chegada do calor e da primavera sugiro apreciarmos um refrescante espumante Prosecco."
 
Prosecco é uma casta de uva branca da família da Vitis vinifera, originária da região do Veneto, Itália. Seu nome identifica o vinho branco espumante em cuja produção é empregada.
 
Apenas duas regiões têm direito à denominação de origem controlada: as vilas de Valdobbiadene e Conegliano. Vinhos de outras partes do Veneto são classificados com indicação geográfica típica.
 
O Prosecco DOCG (pequena área vermelha entre o vilarejo de Valdobbiadene e de Conegliano) apresenta uma consistência e uma persistência no paladar muito maior que um genérico DOC (área azul). A denominação DOC pode ser genérica DOC ou DOC TREVISO (como nocaso do Pergolo) ou DOC TRIESTE para identificar as 2 cidades que mais tem tradiçao na produção do Prosecco.

Vamos ao vinho: visualmente mostrou uma com amarelo palha com reflexos esverdeados; perlage abundante e de boa duração. No nariz rico em flores brancas, maça verde, e elegantes toques de damasco e pão fermentado. Em boca muito agradável: fresco e boa cremosidade, lembrando fruta branca madura. Boa persistência e final de boca agradável, um gole pede outro. Boa compra. Ideal para acompanhar comidas leves e para beber com a amada, como foi feito.
 
O Rótulo
 
Vinho: La Pieve Pergolo Prosecco DOC Treviso
Tipo: Espumante
Casta: Prosecco (Glera)
Safra: Não Safrado
País: Itália
Região: Valdobbiadene e Conegliano
Produtor: Mionetto
Graduação: 11%
Onde Comprar: RM Express
Preço Médio: R$ 55,00
Temperatura de Serviço: 6 graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário