quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Vinho tinto tem poder semelhante ao dos aditivos

Assim como alguns aditivos na gasolina ajudam a manter o motor de um carro mais limpo, substâncias encontradas no vinho tinto e diversas frutas vermelhas podem contrabalancear os efeitos negativos na saúde causados por alimentos gordurosos.

A conclusão é de um time de pesquisadores israelenses que acompanhou diversos participantes durante uma dieta específica: consumo de carne vermelha gordurosa, acompanhada de bebidas diversas, entre elas o vinho tinto.
 
Tanto o vinho tinto quanto diversas frutas com colaração avermelhada são ricos em uma família de componentes naturais chamados polifenóis.
 
“Nossa hipótese para explicar a forma como os polifenóis agem no organismo era que eles ‘limpassem’ o organismo de diversas substâncias tóxicas. Por isso passamos a acompanhar os participantes da pesquisa, medindo as variações de toxinas no sangue, mais especificamente no plasama que compõe o sangue”, diz Joseph Kanner, um dos autores da pesquisa e pesquisador da Organização de Pesquisa em Agricultura do governo israelense.
 
 
Para complementar a avaliação, também foram colhidas amostras de urina e níveis de gordura no sangue (a chamada malondialdeído ou MDA) que, já se sabe, contribui para futuros problemas no coração.
 
De acordo com os resultados, após refeições ricas em gorduras os níveis de MDA atingiam níveis extremamente altos. Mas os piores resultados eram daqueles que consumiam qualquer outro tipo de bebida que não fosse vinho tinto.
 
Para se ter uma ideia, indivíduos que consumiam vinho junto com alimentos gordurosos, chegavam a ter níveis de MDA até cinco vezes menores que os outros participantes.
 
“A pesquisa demonstra que uma dieta rica em gorduras pode ser amenizada com o consumo de um copo de 200 ml de vinho tinto a cada refeição e, possivelmente, também com o consumo de frutas vermelhas como sobremesa, por exemplo. É uma descoberta bastante interessante e que pode, no futuro, fazer parte de diversas recomendações dos profissionais de nutrição ou de cardiologistas”, diz Gerald Weissman, revisor do artigo publicado no periódico FASEB Journal.
-
por Enio Rodrigo

Fontes: Portal O que eu tenho? e Google Imagens

2 comentários:

  1. Caro amigo Ewerton, esta notícia me deixa ainda mais satisfeito com o vinho!

    ResponderExcluir
  2. Amigo,

    Maravilha hein! Muita gente já falava coisas do tipo, só que para "justificar" os excessos alimentares e de álcool; tipo vou beber para ajudar a queimar...

    Fiquemos na sua filosofia degustar e comer pouco para poder fazer sempre.

    Abraço.

    ResponderExcluir