sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Viapiana Expressões Sauvignon Blanc 2011 #CBE

A primeira postagem de cada mês é reservada para a Confraria Brasileira de Enoblogs - CBE; agora em novembro ela chegou a edição de número 74 e é a nossa décima participação. A cada tema tenho sido desafiado a buscar vinhos diferentes, inusitados, de países consagrados na produção vitivinícola, etc.
 
Este mês o tema foi sugerido pelo confrade Silvestre Tavares do blog Vivendo a Vida que "lançou o desafio": "vinho branco brasileiro, em qualquer faixa de preços". Digo desafio porque as minhas experiências com os vinhos nacionais são limitadas, em parte pela pequena oferta de vinhos do Brasil aqui em Recife e em parte pelos elevados valores aplicados aos mesmos.
 
Tenho tentado, a duras penas, degustar mais vinhos nacionais, e creio que venha a lograr êxito neste intento ainda mais agora com as recentes medidas tomadas visando uma maior visibilidade dos vinhos nacionais em importadoras, lojas especializadas e supermercados, o que fatalmente tornará os preços dos vinhos nacionais mais competitivos.
 
Pretendia degustar um vinho do meu estado, da Região do Vale do São Francisco, mas infelizmente não encontrei o rótulo que queria então, a pedida foi o Viapiana Expressões Sauvignon Blanc 2011 e valeu muito a pena cada centavo pago.
 
O meu rótulo do mês da CBE é produzido pela Vinícola Viapiana que surgiu em 1986 com a elaboração dos primeiros vinhos de mesa em nível industrial. Mas sua história se remete há muitos anos antes, quando os primeiros imigrantes italianos desembarcaram no país e produziam, de forma artesanal, seus próprios vinhos. Prova disso é a medalha conquistada pela família Viapiana, em Porto Alegre, no ano de 1925 durante o cinquentenário da imigração.
 
Localizada no Travessão Alfredo Chaves, em Flores da Cunha, na encosta Nordeste do Rio Grande do Sul, a vinícola iniciou seu processo de modernização e mudanças em 1999, quando foi elaborado o seu primeiro vinho fino. Entre os anos de 2004 e 2005, a linha foi incrementada com a elaboração de espumantes e vinhos brancos finos. Um ano depois, a Viapiana dava o passo inicial para a implantação de um projeto moderno e estrutural da vinícola e também da comercialização com a criação de quatro novas linhas de produtos: Ricieri, Corte V, Viapiana e Via 1986.
 
Numa área de 2.800 m², a Viapiana tem uma estrutura com tecnologia de ponta e modernos sistemas de condução. São 30 hectares de vinhedos próprios que recebem cuidados extremos para baixa produção de uvas a fim de qualificar os produtos. Os vinhos têm controle total de temperatura e permanecem em barricas de carvalho americanas e francesas.
 
O Viapiana Expressões Sauvignon Blanc faz parte da linha de vinhos Premium da Vinícola. Seu  rótulo é interativo e consiste em um típico caça-palavras, inserido na parte superior frontal dos rótulos. Neles apreciadores poderão buscar palavras que apresentam os aromas, sabores e sensações dos vinhos. “Nossa proposta com a linha Expressões é mostrar a cara do varietal da Região Vinícola dos Altos Montes, em Flores da Cunha, onde produzimos todas estas variedades. Inserir estas características nos rótulos, e mais que isso, instigar o apreciador e caçar estes elementos, é difundir o terroir da região e atender ao nosso conceito de envolver o consumidor”, explica o gerente comercial e de marketing da vinícola, Cesar Curra.
 
A garrafa muito bonita e pouco usual para vinhos da varietal sauvignon blanc dando um grande ar de imponência ao vinho, seu rótulo muito delicado e criativo deram um "q" especial ao vinho. Visualmente o vinho mostrou uma cor amarelo esverdeada. No nariz muito intenso e delicado com aroma frutado e floral onde apareceram claramente maçã, lichia e rosas brancas, seguidos de um toque mineral e algum vegetal. Em boca mostrou-se frutado, mas sem incomodar; acidez em boa intensidade e final bem refrescante. Poderia facilmente descrever o vinho com as palavras imponente, elegante e refrescante.
 
Degustei rótulo ontem à noite com Fernanda e harmonizamos com Sushi e Camarão ao azeite.


O Rótulo

Vinho: Viapiana Expressões
Tipo: Branco
Castas: Sauvignon Blanc (100%)
Safra: 2011
País: Brasil
Região: Altos Montes - Flores da Cunha
Produtor: Vinícola Viapiana LTDA
Enólogo: Elton Viapiana
Graduação: 12,7%
Onde Comprar: Ingá Vinhos Finos
Preço Médio: R$ 50,00
Temperatura de Serviço: 10 graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário