terça-feira, 1 de janeiro de 2013

O delicado e elegante Henri Bourgeois Muscadet le Grande Reserve Sur Lie 2010 #CBE

Todo dia primeiro do mês é dia de Confraria Brasileira de Enoblogs - CBE, criada em fevereiro de 2007, sendo a primeira confraria nesses moldes no Brasil e até onde sei ainda é a única. Há um ano os confrades me aceitaram nessa "brincadeira" e por isso lhes sou grato, pois tem sido de grande aprendizado e como já citei anteriormente tem me feito trilhar por caminhos que nunca imaginei.
 
Essa é a edição de número 76, a nossa décima segunda participação e para o final de ano, diferentemente dos demais meses, um confrade lança o "tema duplo" e, quem mandou os temas foi o confrade Luiz Cola do blog Vinhos e Mais Vinhos, que é um dos mais tradicionais do Brasil. Os temas foram:
 
Tema de dezembro - Branco do Vale do Loire até R$ 150.
 
Tema de fim de ano - Inspirado no "fim do mundo": Escolha um grande vinho de sua adega (tinto, branco, espumante ou sobremesa) para celebrar o fim "deste" ano, mas não o "do mundo".
 
Neste post falarei apenas do tema de dezembro e em outro post comentarei sobre  o tema de fim de ano.
 
A minha escolha foi o Henri Bourgeois Muscadet le Grand Reserva Sur Lie 2010, um vinho branco do francês do Vale do Loire, produzido 100% com a casta Muscadet, antigamente conhecida como Melon de Borgonha ou ainda por Melon nos Estados Unidos.
 
Antes de falar do vinho falarei primeiramente do termo Sur Lie presente no rótulo, que eu desconhecia e que muitos também o desconhecem, vale a pena conhecer isso também.
 
Durante e após a fermentação é formado um residual de células de leveduras e eventualmente cascas de uva, o que, em Português, chamamos de Borras. Normalmente os vinhos ficam com pouco contato com esses resíduos, sendo logo filtrados. Nos casos dos vinhos Sur Lie, eles são deixados em contato com estas borras (lie em Francês e lees em Inglês) durante um tempo maior, sendo regularmente “mexido” o que os técnicos chamam de bâtonnage. Com este período de tempo Sur Lie (sobre as borras), que pode ser de vários meses dependendo do que o enólogo tem de objetivo, se pretende que o vinho ganhe complexidade, sabor e corpo. Tradicionalmente este processo Sur Lie é aplicado somente em vinhos brancos.*
 
Devo admitir que já estava por desistir de encontrar um vinho branco do Vale do Loire, pois fui a cinco lojas e em nenhuma delas encontrei e para ser sincero o que mais me desmotivou na busca foi o desconhecimento dos vendedores (mesmo em lojas especializadas), um me perguntou se Loire era um produtor e outro se era o nome de um vinho. Mas, ao visitar a última loja fui atendido pelo sommelier que me mostrou as 4 opções de vinhos do Vale do Loire de que a loja dispunha e ao falar sobre cada rótulo a explicação do Sur Lie me fez escolher o rótulo, além do fato de ser de uma varietal ainda não degustada.
 
Sem mais delongas vamos ao vinho. Visualmente o rótulo delicado e com letras manuscritas em tons dourados são um atrativo a parte e prenuncia a elegância do líquido dentro da garrafa. Rolha muito bela de boa qualidade. Vinho de cor amarelo bem claro com tons dourado, com discretíssima  (quase imperceptível) formação de perlage. No nariz muito intenso e delicado, com notas de flores e frutas como maracujá e maçã e notas de fermento, proporcionado pelo Sur Lie. Em boca apresenta bom corpo, com alguma untuosidade, porém com acidez marcante e muita delicadeza, repetiu a fruta e as notas de fermento. Bom corpo e final de boca delicado e refreescante e com o fermento aparecendo no retrogosto.
 
Vinho muito agradável e elegante - valeu cada centavo. Bom para bebericar ou para acompanhar frutos do mar, o rótulo caiu como uma luva para acompanhar um ensopado de camarão. Aprovado por mim, por Fernanda e por minha mãe que prefere vinhos suaves.
 
O Rótulo
 
Vinho: Henri Bourgeois le Grande Reserve Sur Lie
Tipo: Branco
Casta: Muscadet
Safra: 2010
País: França
Região: Vale do Loire
Produtor: Henri Bourgeois
Graduação: 12%
Onde comprar: Grand Cru
Preço médio: R$ 65,00
Temperatura de serviço: 12º
 
*Extraído do blog Falando de Vinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário