segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Barton & Guestier Beaujolais Villages 2010

O Beaujolais é um vinho tinto de denominação de origem controlada feito com a uva Gamay numa região que fica ao sul da Bourgogne e ao norte de Lyon.
 
Cerca de 1 250 viticultores produzem o Beaujolais-villages, em 38 vilas do Rhône e de Saône-et-Loire e 3 zonas geográficas de delimitação específica.
 
A região é montanhosa, principalmente ao norte, onde estão os crus de Beaujolais, cujos vinhedos têm melhor exposição ao sol. Cultivados em solos de granito e areia, os Beaujolais-Village apresentam uma cor intensa, com reflexos cereja e grená, com aromas de frutos vermelhos onde dominam o cassis e o morango.
 
O nome do vinho faz referência à cidade de Beaujeu, a antiga capital desta parte da França. A ligação com a Bourgogne é mais geográfica do que vinícola.
 
O Vinho degustado é o primeiro da região de Beaujolais comentado aqui no blog e posso afirmar que comecei com o pé direito.
 
Visualmente o vinho mostrou uma cor rubi clara, brilhante e com nuances de cereja; lagrimas finas e lentas. No nariz aromas de cereja, framboesa e especiarias. Em boca repetiu a fruta, mostrou taninos macios e delicados, em boa sintonia com acidez e álcool. Final de boca de média intensidade, repetindo a fruta e mostrando muita delicadeza.
 
Rótulo muito agradável bom para degustar em um final de dia, como aperetivo ou acompanhado pratos leves, como sanduiches e massas com molho suaves.

O Rótulo

Vinho: Barton & Guestier Beaujolais Villages
Tipo: Tinto
Castas: Gamay
Safra: 2010
País: França
Região: Beaujolais
Produtor: Barton & Guestier
Graduação: 12%
Onde comprar em Recife: RM Express
Preço médio: R$ 42,00
Temperatura de serviço: 16º

Nenhum comentário:

Postar um comentário