quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

La Consulta Reserva Pinot Noir 2008

Não concordo com máximas no que diz respeito ao mundo do vinho, tais como: "Pinot Noir bom só os da Borgonha", mas muitos hão de concordar comigo que não se pode esperar muita coisa de um Pinot Noir do novo mundo com um valor de R$ 20,84.
 
E ainda bem que quando eu resolvi correr o risco comprando o La Consulta Reserva Pinot Noir, um rótulo produzido pela Finca la Celia, pelo preço citado acima eu não esperava muita coisa do mesmo, pois a decepção foi tamanha que se eu tivesse alguma expectativa em relação ao mesmo eu possivelmente teria uma crise de estresse deveras grave.
 
O rótulo foi degustado em dois momentos, o primeiro no dia em que foi aberto e o segundo um dia após a retirada da rolha, uma vez que, achei-o tão agressivo, mesmo com 5 anos de vida, que resolvi guardar metade da garrafa para o outro dia para sentir se uma aeração mais prolongada o abrandaria.
 
No primeiro momento o  vinho já mostrou que em nada se assemelha aos pinot noir usuais no visual, pois mostrou uma cor rubi intensa com reflexos violáceos, inclusive em rolha, lembrando um varietal com a malbec, lágrimas finas, rápidas e abundantes. No nariz o primeiro ataque foi do álcool, seguido de aromas discretos e fechados de fruta vermelha. Em boca mostrou taninos rústicos e de uma adstringência desagradável, acidez elevada e álcool incomodando um pouco. Final de boca rápido com a adstringência aparecendo no retrogosto.
 
No dia seguinte não houve mudança do ponto de vista da análise visual. No nariz aquele ataque alcoólico do primeiro momento já não mais foi observado e os aromas da fruta mostraram-se mais intensos, porém nada de extraordinário. Mas, a grande mudança aconteceu em boca, pois os taninos abrandaram-se e mostraram-se mais amigáveis e com certo equilíbrio com acidez e álcool. Final de boca rápido e com notas adocicadas aparecendo no retrogosto.
 
A aeração prolongada por assim dizer visivelmente fez bem ao vinho, porém diga-me, quem compra um vinho e o abre para degustá-lo apenas no dia seguinte?
 
Uns vinhos marcam pela elegância e equilíbrio, esse infelizmente marcou pela agressividade e falta de equilíbrio. Apesar do valor atrativo não compraria novamente.
 
O melhor do vinho é o seu nome: La Consulta, que é uma homenagem ao episódio em que o grande libertador, Genaral San Martín, consultou os indígenas sobre o melhor lugar para a passagem na Cordilheira dos Andes entre Argentina e Chile.


O Rótulo
 
Vinho: La Consulta Reserva
Tipo: Tinto
Castas: Pinot Noir
Safra: 2008
País: Argentina
Região: Uco Valley
Produtor: Finca la Celia
Graduação: 13%
Onde comprar em Recife: RM Express
Preço médio: R$ 20,84
Temperatura de serviço: 16º

Nenhum comentário:

Postar um comentário