segunda-feira, 1 de abril de 2013

Dal Pizzol 200 Anos Touriga Nacional 2011 #CBE

Chegamos a nossa décima sexta participação na Confraria Brasileira de Enoblogs - CBE, que neste mês está chegando a sua edição de número 79.
 
Este mês o tema ficou por conta do confrade e conterrâneo Maykel Campos do blog Vinho por 2: "Um varietal de Touriga Nacional de qualquer região e faixa de preço".
 
Varietais com essa casta não são usuais e, desta forma, bem difíceis de encontrar, pelo menos aqui em Recife. Mas, por coincidência, alguns dias antes do confrade lançar o tema eu havia visto uma matéria sobre a vinícola Dal Pizzol e dentre os rótulos produzidos estava um varietal com a Touriga Nacional; então, após a divulgação do tema, foi só entrar em contato com a vinícola e descobrir onde poderia comprar o rótulo em Recife.
 
Criada em 1974, a Vinícola Monte Lemos, mais conhecida como Dal Pizzol, a empresa é liderada pelos irmãos Antônio e Rinaldo Dal Pizzol. Com uma produção anual de 250 mil garrafas, a Dal Pizzol está instalada em Faria Lemos, distrito de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.
 
Touriga Nacional é uma casta de uva tinta originária de Portugal e é considerada a rainha das castas portuguesas e que, pelas suas qualidades para a vinificação, começa a ocupar cada vez mais espaço nas produções europeias, australianas, californianas e de algumas regiões do Brasil. Em Portugal, é plantada desde o Douro até ao Alentejo, mas é na Região Demarcada do Dão que se revela em toda a sua plenitude.
 
O vinho que escolhi foi o Dal Pizzol 200 Anos Touriga Nacional o qual foi criado para brindar e se associar às comemorações dos 200 anos da chegada do imperador D. João VI e sua corte.

O exemplar possui um belo rótulo com uma cor bege clara e a imagem de uma coroa subescrita pelo número duzentos dando conjunto muito harmônico. Visualmente mostrou uma cor rubi com reflexos violáceos; lágrimas grossas em pequena quantidade e que escorreram lentamente. No nariz muito aromático com predominância de frutas vermelhas e violetas. Em boca mostrou-se um vinho fácil de beber, com taninos suaves e em bom equilíbrio com acidez e álcool, final de corpo de media intensidade com a fruta aparecendo no retrogosto.

O vinho acompanhou bem uma tapa de cuadril (picanha) argentina e uma boa conversa com Fernanda e Juberlan na noite de ontem.

O vinho mostrou-se muito correto e é uma boa pedida para o dia a dia e merece a frase que deixo aqui no fim do post: "A melhor rede social ainda é uma mesa rodeada de amigos e um vinho do bom".
 
O Rótulo
 
Vinho: Dal Pizzol 200 Anos
Tipo: Tinto
Castas: Touriga Nacional
Safra: 2011
País: Brasil
Região: Bento Gonçalves
Produtor: Dal Pizzol
Enólogo: Dirceu Scottá
Garrafa n.: 9399
Graduação: 13%
Onde comprar em Recife: DOC
Preço médio: R$ 34,00
Temperatura de serviço: 16 a 18º

Nenhum comentário:

Postar um comentário