segunda-feira, 17 de junho de 2013

Cono Sur Orgânico Cabernet - Carménère 2010

Sempre achei interessante a figura de uma bicicleta nos rótulos dos vinhos da Cono Sur, pois sempre fui um amante desse meio de transporte e pelo caráter simbólico que ela representa, pois a bicicleta é o meio de transporte mais onipresente nas estradas de Chimbarongo, província do Valle del Colchagua, onde estão os vinhedos da empresa e é sobre duas rodas que os funcionários da vinícola chegam aos vinhedos.
 
A vinícola foi fundada em 1993 e seu nome faz referência às origens geográficas: os vinhos se originam no cone da América do Sul, no Chile, extremo ocidente do continente sul americano e onde se encontram privilegiados vales vitivinícolas.
 
Em 2000 a vinícola iniciou o cultivo orgânico de uvas, mas desde o início da sua história ela apresenta forte motivação pelas políticas ambientais, possuindo certificação ISO 9001 e 14001 pela gestão de qualidade e meio ambiente; possui também os status CarbonNeutral por ter neutralizado a emissão de CO2. Para os vinhos orgânicos possui certificação pela BCS Öko Garantie GmbH.

Visualmente o vinho mostrou uma cor rubi violácea bem intensa e brilhante, com boa formação de lágrimas. Nariz frutado, com notas de ameixa, frutos secos e leves notas de especiaria e tostado. Em boca muito equilíbrio entre seus taninos potentes e macios, acidez e álcool; a fruta roxa apareceu de forma intensa, mas sem incomodar e com boa integração a notas de chocolate e tostado que aparecem no final de boca.

Eu eu Fernanda bebemos esse vinho de excelente custo versus benefício durante a vitória do Brasil sobre o Japão e harmonizamos com um churras de leve no fim de tarde da Capital Pernambucana e serviu também para "comemorar" a compra de uma bike para fugir do estressante trânsito de Recife e para cuidar da saúde do corpo e da mente.

O Rótulo

Vinho: Cono Sur Orgânico
Tipo: Tinto
Castas:  Cabernet Sauvignon e Carménère
Safra: 2010
País: Chile
Região: Valle del Colchagua
Produtor: Cono Sur
Graduação: 13%
Onde comprar em Recife: Bom Preço
Preço médio: R$ 32,00
Temperatura de serviço: 16º

Nenhum comentário:

Postar um comentário