segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Nem só de Malbec vive a Argentina

Nossos hermanos argentinos são famosos pelos seus tintos a partir da Malbec e dos seus brancos com a Torrontés, mas nem só destes vinhos vive a Argentina. Lá são produzidos ótimos rótulos com Cabernet Franc e com Cabernet Sauvignon, sempre com boa potência e equilíbrio.
 
A Cabernet Sauvignon está entre as minhs castas preferidas e sempre estou em busca  de vinhos que nunca degustei e ofertam características distintas dos rótulos tradicionais com esta casta.
 
Um outro dia falei aqui de um excelente cabernet sauvignon argentino produzido pela Susana Balbo: relembre. Hoje irei escrever sobre um varieltal com esta casta produzido pela Alamos, uma linha de vinhos que é a segunda marca depois da Catena e que começou a ser produzida há 20 anos.

A Catena Zapata, bodega argentina centenária, dispensa apresentações, mas tem uma bela história, a qual merece ser conferida no site e que, deu-se início com a chegada à Argentina do patriarca italiano Nicolás Catena.

O Alamos Cabernet Sauvignon é produzido a partir das videiras mais jovens da família Catena, plantadas em altitudes elevadas de Tupungato e Agrelo. A colheita das uvas é realizada manualmente, com um dia de maceração a frio e 8-12 dias de fermentação e envelhecimento por 9 meses em carvalho francês (8%) e americano (20%).

O vinho mostrou uma cor rubi escura com reflexo púrpura escuro e boa formação de lágrimas. No nariz, muito intenso, com aromas de frutos negros, notas de café, chocolate, menta e elegante tostado. Em boca potente, com boa concentração e taninos vivos e ótima acidez. Repetiu a fruta e trouxe notas de tabaco, café, couro e tostado, tudo muito bem integrado. Final de boca seco, agradável e longo.

Vinho bem estruturado e gastronômico com mais alguns anos ainda pela frente e é mais um vinho com bom custo versus  benefício que passa por aqui.

Harmonizamos com um bom churrasco e deve ficar perfeito com um pernil de cordeiro.

O Rótulo

Vinho: Alamos
Tipo: Tinto
Castas: Cabernet Sauvignon
Safra: 2011
País: Argentina
Região: Mendoza
Produtor: Catena Zapata
Enólogo: Alejandro Vigil
Graduação: 13,5%
Onde comprar em Recife: DLP
Preço médio: R$ 45,00
Temperatura de serviço: 16º
Pontuações: 90 pts Robert Parker

Um comentário:

  1. Ewerton, gostei muito desse também. Aliás, é um post que estou devendo.
    Uma pena que aumentaram absurdamente o preço da linha Alamos, uma linha muito boa na minha opinião.
    Abraço.

    ResponderExcluir