quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Salton Gerações Paulo Salton 2009 #winebar #salton

Chegamos ao terceiro vinho degustado no WINEBAR especial de fim de ano - o Salton Gerações Paulo Salton - rótulo da linha Top da vinícula e que, a exemplo do Espumante Antonio Domenico Salton, também é uma homenagem, neste caso ao Paulo Salton.
 
O Paulo Salton assumiu a "Casa Di Pasto" e a fez prosperar, mostrando um espírito empreendedor. Em 1910 ele registrou o estabelecimento, que passou a se chamar "Paulo Salton Armazéns Gerais" e esta data marca a fundação da Vinícola Salton.
 
O vinho tem em sua elaboração 40% de uvas Cabernet Sauvignon, 40% Merlot e 20% Cabernet Franc. As uvas foram selecionadas de nossos melhores vinhedos localizados na região da Serra Gaúcha.
 
A vinificação se dá, primeiramente, com a seleção de cachos e extração do engaço (cabinho), após é feita a seleção de grãos e maceração pelicular a baixa temperatura após 6 dias é iniciada a fermentação alcoólica e posteriormente maceração pós fermentativa totalizando aproximadamente 30 dias. Após a clarificação espontânea realizou-se o corte dos vinhos que compõem o produto e os mesmos foram armazenados em barricas de carvalho novo francês meio tostado por 18 meses em cave climatizada com ar filtrado e temperatura entre 12-15°C, posteriormente ao seu engarrafamento permanece um ano antes de sua expedição.
 
Assim como para o espumante, a apresentação visual deste tinto foi primorosa. Sua garrafa imponente e pesando cerca de dois quilos é um prenúncio que o conteudo é difenciado. Também caracterizada com medalha e belo rótulo a garrafa ficou ainda mais bela.

Vamos ao líquido! Visualmente mostrou uma cor rubi brilhante, halo vermelho claro límpido e lágrimas grossas e lentas. No nariz complexo e intenso, com notas de fruta em compota, amêndoas, chocolate, café e elegante tostado. Em boca taninos redondos e elegantes, boa acidez, álcool na medida certa e repetição das notas olfativas. Final de boca longo e de boa intensidade.

Vinho elegante e com um estilo velho mundo. Pronto para beber, mas com certeza tem um bom potencial de guarda. Sua produção é limitada, então se quer experimentar não deixe de comprar.

Harmonizamos com uma costela bovina preparada no bafo do Boi no Bafo Costelaria.

Três belos vinhos em mais um WINEBAR de "parar o trânsito". A vinícola Salton está de parabéns pelos rótulos e ao WINEBAR por nos dar a oportunidade de degustar bons vinhos e interagir com diverssas pessoas o nosso mais sincero obrigado.

O Rótulo

Vinho: Paulo Salton
Tipo: Tinto
Castas: Cabernet Sauvignon 40%, Merlot 40% e Cabernet Franc 20%
Safra: 2009
País: Brasil
Região: Serra Gaúcha
Produtor: Salton
Enólogo: Lucindo Copat
Garrafa n°: 4457
Graduação: 13%
Onde comprar: Loja Salton
Preço médio: R$ 95,00
Temperatura de serviço: 16º

Nota 1: Esse rótulo foi gentilmente enviado pela Salton para degustação no WINEBAR especial de fim de ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário