sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Vinho e Música, tem combinação melhor? #winebar #winesofargentina

Fui convidado pelo Deco Rossi, representante da Wines of Argentina no Brasil, para mais um WINEBAR, que aconteceu no último 16 de dezembro.
 
Como de costume Daniel Perches do Vinhos de Corte comandou o WINEBAR diretamente dos Stúdios da YB Music e teve como convidados: o músico e wineblogger Mauricio Tagliari e o Enólogo da Viña Zorzal Juan Pablo Michelini. Este foi um WINEBAR diferente dos outros três que participei, pois além dos vinhos se falou de música e vinho juntos, o que é melhor.

 
Para o WINEBAR foram convidados pela Wines of Argentina mais de trinta blogueiros e foi lançado um concurso cultural, sem fins lucrativos,  com o intuito de amplificar o conhecimento e a experiência dos participantes sobre o vinho argentino.
 
Cada blogueiro recebeu dois vinhos, todos diferentes e a ideia era harmonizar cada um dos vinhos com uma música proveniente de uma playlist criada pelo Mauricio Tagliari. Porém, não bastava apenas dizer qual das músicas combinava com o(s) vinho(s) recebido(s), como também explicar o porquê da escolha.

Como prêmio do concurso, da Wines of Argentina, as três melhores harmonizações ganharão uma viagem para a Argentina em 2014 com o intuito de visitas e atividades em vinícolas do país. Todos hão de convir que a iniciativa foi muito bacana e deixou o WINEBAR ainda mais especial.

Os vinhos que recebi foram o Postales del Fin del Mundo Sauvignon Blanc-Sémillon 2012 e o Espumante La Consulta Brut.

La Consulta Brut

Pra mim espumantes são sinônimos de elegância, comemoração, festa, alegria, amizade, paixão... E o La Consulta Brut reune todas estas características. Além de tudo isso seu nome remota para uma consulta realizada, às lideranças indígenas, pelo General San Martin, durante a Guerra da Indepedência da Argentina, sobre qual o melhor caminho para cruzar os Andes.

Depois de horas com os ouvidos atentos, a música Gracias a La Vida de Mercedes Sosa nos chamou atenção e encontramos palavras chaves na bela e forte letra que nos reportaram as características que nos levaram ao rótulo.
 
Ao ler a letra nos deparamos com a frase "gracias a la vida" que casa com comemoração (um brinde pelas coisas que a vida nos dá); a paixão e o amor que o espumante lembra estão representados pelo amado e a voz terna deste, tão bem citadas na música e, curiosamente, a música fala em martírios, turbinas, latidos, montanhas e tudo isto nos levou a citação sobre a consulta pelo General, retratadas no contra rótulo e previamente citada.
 
A música também nos remete a um grande agredecimento pela vida, sobretudo pelos sentidos e órgãos, os quais nos proporcionam ouvir uma boa música, apreciar a beleza de um espumante e sentir todos os aromas e sabores deste líquido tão magnífico. Quer melhor motivo que este para brindar com um espumante?
 

 

Postales del Fin del Mundo Sauvignon Blanc - Sémillon 2012

Este vinho chama a atenção pelo seu rótulo, que é uma representação de um cartão postal com uma imagem que retrata a Península de Quetrihué e pra nós remota os cartões postais que recebemos dos familiares e amigos.

No contra rótulo encontramos os textos:

 "A mística que envolve o nossos vinhos emana de um lugar em que nos encontramos, a imensa Patagônia Argentina. Uma região de inóspita beleza, em cujas infinitas paisagens se podem apreciar os últimos vestígios da criação".

"A foto nos dá uma visão da Península Quetrihué, com suas florestas e o lago Nahuel Huapi, lago de origem glacial cheio de recantos e mistérios".

Imagens da Península Quetrihué
Quando bebemos o vinho e escutamos a música "Casa no Campo" da grandiosa Elis Regina nos imaginamos em uma casa na floresta  junto com os amigos fazendo um piquenique em um verde campo e com belas paisagens, compartilhando de boas conversas e bebendo um vinho alegre e fresco.

Muitos escritores ingleses relacionam a sauvignon blanc com uma música pop, por seu ritmo e caráter jovem e desprentensioso.

O música pop é a cara do corte que compoõe o rótulo, pois ambas as castas juntas reunem aromas de flores brancas e frutas cítricas e um paladar fresco e refrescante. Ambas as castas se desemvolvem bem em regiões de clima frio, nas quais há casas de campo e, possuem características frescas e alegres, próprias para momentos descontaídos como um piquenique.

Escutar mais de cem músicas e escolher uma que tenha características e nos remote a um vinho não é tarefa fácil e para isso contei com a ajuda da minha querida Fernanda, minha maior apoiadora... Escutamos e escutamos a playlist, pesquisamos letras, histórias, etc. e, foi muito legal chegar à música que representasse um pouco do que cada vinho passou pra gente.

No fim ficamos satisfeitos com as nossas "musiharmonizações" e esperamos que você leitor também goste e busque essa companhia vinho-música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário