quinta-feira, 27 de março de 2014

Abrir um vinho usando um sapato? Não é tão fácil assim...

Talvez você já tenha ouvido falar da incrível habilidade de se abrir uma garrafa de vinho sem o uso de um saca-rolhas, com apenas um sapato. Será que funciona mesmo?
 
 
Bem, esse cara francês com certeza faz parecer muito fácil uma tarefa que, na verdade, não é tão simples assim.
 
O truque de fato funciona – mas não em todas as ocasiões, e certamente não com a rapidez que ele deu a entender.
 
 
O vídeo acima mostra que, definitivamente, a abertura de vinho com um sapato dá certo, mas não é fácil. Alguns diriam que é praticamente uma sessão de ginastica, já que às vezes é preciso bater a garrafa contra a parede por 10 a 15 minutos.
 
E, antes que você resolva testar o malabarismo por si mesmo, vale avisar que você só terá sucesso se o seu vinho tiver rolha de cortiça. As novas rolhas de plástico ultramodernas não movem um milímetro, não importa o quanto você as esmague contra a parede.
 
Quando o truque funciona, o que acontece é muito simples: o próprio vinho empurra a rolha. “Quando se atinge o frasco contra o sapato, o impacto do sapato contra a parede proporciona uma força mais ou menos constante para o frasco, que é então transmitido para o líquido”, diz James Wallace, engenheiro da Universidade de Maryland (EUA), que estuda a dinâmica de fluidos.
 
A força move-se muito rapidamente para o líquido, da mesma forma que faria em um sólido. “Quando um líquido está confinado, como o vinho na garrafa, ele não pode fluir. Assim, o vinho vai atuar muito bem como um sólido”, explica. O vinho transfere essa força para a cortiça, que começa a sair.
 
Como o sapato é uma peça chave nessa transferência de forças, não pode ser simplesmente qualquer um. Sapatos com solas muito almofadadas, como tênis de corrida, não funcionam.
 
“Um tênis de corrida é feito com algum tipo de material compressível que pode deformar. Assim, a força da parede é absorvida pela sola, e ela não é muito concentrada”, afirma Wallace.
 
Não surpreendentemente, saltos também não funcionam tão bem, porque o ângulo da sola não é favorável. Para a força máxima ser transferida para o vinho, a garrafa deve estar perfeitamente perpendicular à parede. Se estiver inclinada, então um pouco da força não será transmitida para a garrafa.
 
Na verdade, de acordo com Wallace, você provavelmente não precisaria nem de um sapato para abrir a garrafa. “Eu imagino que seria ainda melhor bater a garrafa contra a parede diretamente. A garrafa é rígida, e a parede é rígida. Portanto, a energia da batida seria intensamente transmitida em ambas as superfícies”, esclarece.
 
Claro que, com essa estratégia, você corre o risco de quebrar a garrafa. “O problema é que, sem o sapato, você não sabe quão forte deve bater na parede. Como ele absorve uma parte da energia, você consegue calibrar intuitivamente a força com a qual batê-lo”, diz.
 
Por isso, pode demorar mais tempo com o sapato, mas pelo menos você vai realmente poder beber o vinho, em vez de usá-lo em sua roupa.
 
Quem for tentar o faça com vinhos baratos, pois você não vai querer ficar vibrando seu Bourgogne ou Brunello durante quinze minutos. Vale salientar, por razões óbvias, que isso não deve ser feito com nenhum tipo de espumante.

2 comentários:

  1. Ewerton, excelente!
    Eu tinha visto o primeiro vídeo, que aliás tem recorde de acessos no Youtube e pensava que só com sapato masculino daria.
    Boas explicaçoes para desmistificar...
    Abraço,

    Alessandra Esteves
    www.damadovinho.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Alessandra,

    No dia que vi o vídeo pela primeira vez pensei: como ele pode fazer parecer tão fácil?

    Digo isso pois posso dizer, por experiência própria, que não é tão fácil assim. Há cerca de 15 anos abri mais de uma garrafa de vinho sem usar saca rolha e nem sapato, batendo o fundo da garrafa diretamente em uma árvore, mas os vinhos eram outros e os tempos também...

    Obrigado pela visita e comentário!

    Saúde e bons vinhos abertos, de preferência, com o acessório adequado.

    Abraço.

    ResponderExcluir