sexta-feira, 21 de março de 2014

Bueno Paralelo 31° 2010

Galvão Bueno é uma figura pra lá de polêmica, agrada alguns e cria outras emoções contrárias as suas narrações e personalidade em muitos outros, mas deixando a pessoa de lado vamos falar hoje sobre um dos vinhos produzidos pela Bueno Bellavista Estate.
 
Contudo antes de falar sobre o vinho deixe-me falar um pouco sobre como essa figura começou a produzir vinhos.
 
Galvão Bueno possui uma área de terras na Campanha Gaúcha - a Bellavista Estate - vizinha aos vinhedos da Seival, pertencentes à Miolo. Grande apreciador de vinhos, o jornalista decidiu fazer uma parceria com a vinícola e iniciou a plantação de uvas em suas terras para serem vinificadas e comercializadas pela Miolo.
 
A Bueno Bellavista Estate está localizada na Campanha Gaúcha, local reconhecido como uma das regiões mais promissoras para o cultivo de uvas, o Paralelo 31 – faixa do planeta onde se encontram algumas das melhores regiões vitivinícolas do mundo (Australia, Nova Zelandia, Africa do Sul, Argentina e Chile).
 
Os produtos têm a assinatura do renomado winemaker francês Michel Roland e foram elaborados com a orientação técnica dos enólogos da Miolo.
 
A parceria deu tão certo, com tão bons resultados para ambos os lados, que no início de 2013, Galvão Bueno passou a ser, oficialmente, o 5° sócio do Miolo Wine Group, juntando-se às famílias Miolo, Benedetti, Tecchio e Randon.
 
Vamos ao vinho! Visualmente mostrou cor rubi escura com halo violáceoo e lágrimas grossas e lentas. No nariz aromas de fruta madura (ameixa e amoras), violetas, pimenta, café e tostado. Em boca repetiu a fruta e notas conferidas pela passagem em barricas de carvalho. Taninos redondos, boa acidez e com equilíbrio com o álcool. Bom corpo e boa persistência.

Bebi na companhia de Fernanda  no último sábado e harmonizamos com um risoto nordestino.
 
O Rótulo

Vinho: Bueno Paralelo 31°
Tipo: Tinto
Castas: Cabernet Sauvignon, Merlot e Petit Verdot
Safra: 2010
País: Brasil
Região: Campanha
Produtor: Bueno Wines
Enólogo: Michel Rolland
Graduação: 13,5%
Onde comprar em Recife: RM Express
Preço médio: R$ 80,00 (R$ 40,00 na promoção)
Temperatura de serviço: 16°

Nenhum comentário:

Postar um comentário