sábado, 8 de março de 2014

O jovem e potente Canepa Genovino Carignan 2009 #aveclevin

No nosso último encontro da Avec le Vin Pedro e Luciana levaram um Carignan simplesmente magnífico: o Canepa Genovino, que com seus 5 anos de vida ainda está jovem e mostrou que ainda tem um bom caminho pela frente.
 
O rótulo é produzido pela tradicional Viña Canepa fundada por Giuseppe Canepa em 1930 e já em 1940 passou a exportar seus vinhos. Recentemente a vinícola firmou parceria com a Concha y Toro objetivando potencializar seu crescimento internacional.
 
A vinícola está localizada no Vale Central, região que representa a tradição da viticultura chilena. A maior concentração de vinhas e vinícolas do Chile está localizada nesta região, que compreende os vales de Maule, Curicó, Colchágua, Cachapoal e Maipo. As microregiões são muito diferentes entre si, e a característica mais notável é seu isolamento impressionante. É uma zona tradicional, grande e fértil, onde as uvas crescem bem e amadurecem facilmente.
 
Canepa Genovino é um 100% Carignan, uma casta originária da região de Aragão, na Espanha, onde também é conhecida como Cariñena. Também é amplamente encontrada no sul da França.
 
Videiras desta casta vieram parar no Maule no na década de 50 do século passado com o objetivo de ajudar a dar acidez, cor e estrutura aos vinhos produzidos com a uva País. Parte destas videiras plantadas em sequeiro* ou em vasos, sem arames de condução, que parecem mãos de grossos pulsos talhadas pelo tempo e pelas colheitas, com seus fortes dedos tortos erguendo-se no ar – ainda estão lá. São pouco mais de 500 hectares de vinhedos, alguns com mais de 60 anos de idade e são estas videiras que deram origem ao Canepa Genovino.
 
Visualmente o vinho mostrou uma cor rubi escura e intensa, com lágrimas finas rápidas e abundantes. No nariz intenso, cheio de frutas negras, notas florais (violetas), de pimenta, café torrado e tostado. Em boca cheio, carnudo... mas elegante; taninos jovens e potentes, excelente acidez e álcool na medida certa. Repetiu as notas olfativas e mostrou bom corpo com final de boca longo e com a fruta, o café e o tostado aparecendo no retrogosto.
 
Vinhaço! Potente, mastigável e que vai ganhar muito com mais alguns anos de guarda... Excelente fechamento do nosso encontro.
 
O Rótulo

Vinho: Canepa Genovino
Tipo: Tinto
Castas: Carignan
Safra: 2009
País: Chile
Região: DO Cauquenes, Valle del Maule
Produtor: Viña Canepa
Enólogo: Javier Solari
Graduação: 13,5%
Onde comprar: Wine
Preço médio: R$ 130,00 (R$ 110,50 para sócios do ClubeW)
Temperatura de serviço: 16°
Premiações e Pontuações: Wine Advocate - 90 Pts, Concours Mondial de Bruxelles - Medalha de Ouro
 
* Post Scriptum
 
Agricultura de sequeiro é uma técnica agrícola para cultivar terrenos onde a pluviosidade é diminuta. A expressão sequeiro deriva da palavra seco e refere-se a uma plantação em solo firme. Mas isso não impede que o plantio seja irrigado em época de seca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário