sábado, 15 de março de 2014

Olha que esteve na taça no interior pernambucano...

Apesar do consumo de vinho andar crescendo no Brasil ele ainda está longe de figurar entre os países que mais consomem este líquido e esta situação é ainda pior no interior de grande parte dos estados brasileiros, onde a maior parte dos vinhos consumidos é de vinho suave, o famoso vinho de garrafão.
 
Mas essa situação tem mudado e a prova disto é que encontrei vinhos Don Laurindo na carta de vinhos do Bistrô Du Vin em Garanhuns - PE, um ambiente aconchegante e com boa comida, queme foi apresentado pelos amigos Marcílio e Ana.
 
A história da Vinícola Don Laurindo remota para o ano de 1887 quando, procedente de Zévio, pequeno povoado na povíncia de Verona, norte da Itália, chega a Bento Gonçalves Marcelino Brandelli. Como todos os imigrantes, no início, sobreviveu dedicando-se à agricultura rudimentar da época e simultaneamente, iniciou o plantio de videiras, cujo vinho se destinava ao consumo da família. Em 1946, Cezar, filho de Marcelino, com sua família, adquiriram terras na localidade Oito da Graciema, onde se consolidaram na podução de uvas e vinhos, muito apreciados pelos vizinhos e amigos.
 
Esta tradição e a arte foram transmitidas de pai para filho. Laurindo, filho de Cezar, esmerou seus conhecimentos juntamente com o filho Ademir que formou-se em enologia e passaram a produzir e a elaborar vinhos finos de castas nobres. Em 1991 Laurindo resolveu institucionalizar a venda de seus vinhos, criando a Vinhos Don Laurindo LTDA.
 
Na taça apresentou uma cor rubi intensa,  com halo vermelho translúcido e lágrimas finas e lentas. No nariz mostrou, inicialmente, aromas de frutas vermelhas, seguido de notas especiadas (sobretudo pimenta seca) e toques delicados e elegantes de chocolate, tabaco e tostado. Em boca um vinho de corpo médico com taninos redondos e boa acidez. Repetiu as notas olfativas e um boa persistência.
 
Vinho elegante, muito bem feito e que valeu cada centavo. Deve ser apreciado lentamente como um bom vinho pede.

O Rótulo

Vinho: Don Laurindo D.O. Reserva
Tipo: Tinto
Castas: Merlot
Safra: 2009
País: Brasil
Região: Vale dos Vinhedos
Produtor: Don Laurindo
Graduação: 12%
Onde comprar: Don Laurindo
Preço médio: R$ 45,00 (R$ 75,00 no Bistrô)
Temperatura de serviço: 16°

Nenhum comentário:

Postar um comentário