segunda-feira, 17 de março de 2014

Pinot do Bio Bio Valley

Ainda na nossa visita ao Du Vin Bistrô degustamos um Pinot, escolhido por Marcílio, de uma região chilena relativamente nova: Bio Bio Valley.
 
O vale em questão possui dias quentes e noites frias, o que proporciona uma temporada de amadurecimento longa. Porém, a pluviosidade mais alta, os ventos fortes e os extremos em geral do Bio Bio trazem condições mais desafiadoras que aquelas das regiões mais ao Norte do Chile. Produzir vinho nesta regiãp requer mais paciência, técnica e coragem do que nos outros vales. No entanto, alguns poucos ousados se arriscaram e investiram em novas plantações de variedades de clima frio como Sauvignon Blanc, Chardonnay e Pinot Noir. Os primeiros resultados mostraram o esforço sendo recompensado com vinhos excitantes com uma acidez naturalmente fresca.

 
O vinho escolhido foi o Agustinos Pinot Noir Reserve 2011, produzido pela Bodega e Viñedos Corpora, vinícola muito recente, fundada em 1998, porém que, está equipada com equipamentos de última geração e laboratório de análises químicas e microbiológicas. Na adega, estão mais de 4.000 barricas de carvalho francês.
 
Os vinhos Agustinos respeitam inteiramente o legado da Natureza, com o firme propósito de sempre melhorar ao longo do tempo. O estilo enológico consiste em converter as melhores uvas no melhor vinho. Todas as uvas vêm de vinhedos próprios, de baixa produtividade. A colheita é manual e somente é executada quando as uvas chegam ao seu ponto ótimo de maturação.
 
Mas sem mais delongas vamos ao vinho. Visualmente mostrou cor rubi brilhante, com halo vermelho translúcido e boa formação de lágrimas. No nariz aromas de morango e cereja, seguidos de notas minerais, especiarias, terra molhada e tostado. Em boca mostrou taninos macios e elegantes e ótima acidez; repetiu a fruta e o tostado e uma boa persistência.

Pinot delicado e fácil de beber. Um belo exemplar desta casta na sua faixa de preço, que creio eu esteja na casa dos R$ 45,00 em lojas especializadas.

O Rótulo

Vinho: Agustinos Reserva
Tipo: Tinto
Castas: Pinot Noir
Safra: 2011
País: Chile
Região: Bio Bio Valley
Produtor: Bodegas e Viñedos Corpora
Graduação: 13,5%
Onde comprar em Recife: Ingá
Preço médio: R$ 75,00 (no Bistrô)
Temperatura de serviço: 16°

Nenhum comentário:

Postar um comentário