domingo, 30 de março de 2014

Salton Intenso, o melhor merlot abaixo dos 30 pilas #winebar #salton

Posso dizer, sem sombra de dúvida que o Salton Intenso Reserva Privada Merlot, um vinho  que custa R$ 28,00 no site do produtor, roubou a cena no último WINEBAR.
 
O vinho faz parte da  linha Contemporâneo, onde o frescor e a descomplicação são as expressões que caracterizam a linha, fato que já havia tido a oportunidade decomprovar em três outros rótulos que degustamos em outra edição do WINEBAR .
 
Para a produção deste vinho as uvas foram selecionadas dos melhores vinhedos com posterior separação do cabinho com seleção dos melhores grãos. Após isto os grãos são conduzidos ao tanque de fermentação onde é realizada uma maceração a frio a 10°C por 5 dias. Passado este período inicia-se a fermentação com adição de leveduras selecionadas. O tempo de fermentação e maceração pode tardar até 20 dias. O vinho é então clarificado espontaneamente, filtrado e conduzido para o amadurecimento em barricas de carvalho de segundo uso por 6 meses. Por fim é engarrafado e conduzido em caves subterrâneas climatizadas por mais 6 meses.
 
Abrimos este rótulo e logo no início nos impressionou pela sua bela cor e seus aromas elegantes e intensos.
 
Visualmente o vinho mostrou cor rubi com reflexos violetas, halo vermelho claro e boa formação de lágrimas. No nariz sua paleta de aromas foi simplesmente impressionante; mostrou notas de fruta madura (ameixa, jambo e jamelão), café torrado, chocolate amargo, tabaco e um tostado muito delicado e bem integrado ao conjunto. Em boca repetiu as impressões olfativas e mostrou taninos macios, boa acidez e álcool na medida certa.
 
Duas palavras descrevem este vinho: intenso e impressionante. Vale e muito o valor que é cobrado por sua garrafa, tendo um excelente custo versus benefício e vai levar o carimbo de Minha Compra Certa do Vinhos de Minha Vida.
 
Por aqui harmonizamos com uma bela maminha na cerveja.

O Rótulo

Vinho: Salton Intenso Reserva Privada
Tipo: Tinta
Castas: Merlot
Safra: 2010
País: Brasil
Região: Bento Gonçalves
Produtor: Salton
Enólogo: Lucindo Copat
Graduação: 13,5%
Onde comprar: Loja Salton
Preço médio: R$ 28,00
Temperatura de serviço: 16º
 

Nota:

O vinho foi gentilmente enviado pela Salton para degustação no WINEBAR especial em comemoração do décimo aniversário do Salton Talento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário