quarta-feira, 26 de março de 2014

Salton Reserva Ouro #winebar #salton

A temporada 2014 do WINEBAR começou e mais uma vez tive a oportunidade de participar desta degustação virtual transmitida ao vivo, organizada pelos blogueiros Daniel Perches (Vinhos de Corte) e Alexandre Frias (Diário de Baco, Enoblogs e Foodblogs).
 
O WINEBAR aconteceu ontem e foi transmitido diretamente da Vinícola Salton, em mais uma edição especial, em comemoração aos 10 anos do Salton Talento. O enólogo chefe da vinícola: Lucindo Copat, que respondeu as perguntas dos participantes.
 
Como sempre a degustação foi descontraída e com muita interação entre os participantes. Aqui em casa estava entre amor, família e amigos e aproveitamos a oportunidade para celebrar os 40 anos de casamento de meus pais.
 
Foram degustados o Salton Reserva Ouro, o Salton Intenso Merlot 2010 e a estrela da noite: o Salton Talento 2009 e neste post vou falar um pouquinho sobre o espumante.
 
O Salton Reserva Ouro está de roupa nova (garrafa e rótulo), dando um toque mais charmoso e elegante a bebida. O rótulo faz parte de uma linha denominada pela vinícola de Adega e é um corte de chardonnay, pinot noir e riesling.
 
O mosto da uva foi extraído com prensa pneumática a baixa pressão. O suco foi fermentado a baixa temperatura (máximo 17ºC) com fermentos selecionados. 20% do vinho foi fermentado e conservado em barris de 225 l de carvalho novo, norte americano de meia tosta. Segunda fermentação: Tanques Herméticos (autoclaves), método Charmat.
 
Na taça o espumante mostrou cor amarelo claro, com reflexos perola, boa formação espuma e perlage fina persistente. No nariz muito intenso, cheio de fruta cítricas e flores brancas (rosas e jasmim) e também notas de pão torrado, fermento e amêndoas. Em boca repetiu a fruta e o pão torrado; mostrou acidez intensa, boa cremosidade. Final de boca seco, de boa intensidade e com agradável frescor. 
 
Por aqui resolvi ariscar uma harmonização com Ceviche de Camarão, preparado com muito mimo por Fernanda, e caiu super bem.
 
O Rótulo
 
Vinho: Salton Reserva Ouro
Tipo: Espumante
Castas: Chardonnay (70%), Pinot Noir (20%) e Riesling (10%)
Safra: Não safrado
País: Brasil
Região: Bento Gonçalves
Produtor: Salton
Enólogo: Lucindo Copat
Graduação: 12,5%
Onde comprar: Loja Salton
Preço médio: R$ 40,00
Temperatura de serviço: 6º


Nota:

O espumante foi gentilmente enviado pela Salton para degustação no WINEBAR especial em comemoração do décimo aniversário do Salton Talento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário