terça-feira, 29 de abril de 2014

Quinta da Dôna 2004 #CBE

No último dia primeiro deveria ter postado o vinho da Confraria Brasileiro de Enoblogs - CBE, mas entre uma e outra atividade terminei atrasando, e muito, a publicação do meu vigésimo oitavo rótulo para a CBE.
 
Este mês o tema foi um dos melhores dentre os que já tive a oportunidade de participar e também o mais desafiador e foi sugerido pelo Luis Cola do blog Vinhos e Mais Vinhos, que nos desafiou assim: "Vinhos Evoluídos! Degustando da Safra 2004 pra trás... Vinhos com pelo menos 10 anos de idade".
 
Não tinha nenhum rótulo com mais de 10 anos, então fui ao garimpo e a minha escolha foi o rótulo português Quinta da Dôna 2004, um varietal da casta Baga produzido pela Aliança Vinhos de Portugal com uvas provenientes da Quinta da Rigodeira e que figurou no Top 10 da Decanter.

A Aliança foi fundada em 1927, em Sangalhos, na região da Bairrada. Apostando forte na qualidade adquiriu Quintas em regiões como o Alentejo, Dão, Douro, Bairrada e Beiras, explorando cerca de 600 hectares de vinhas.

A Aliança foi considerada pela Wine Spectator uma das 20 melhores empresas do setor a nível mundial, tendo sido a única da Península Ibérica incluída nesta classificação. E seu ilustre diretor de exportação, Mario Neves, obteve a distinção “Senhor do Vinho” atribuída pela Revista de Vinhos ao passo que provavelmente é o profissional do vinho português mais conhecido a nível mundial.
 
O Quinta da Dôna é um vinho único, produzido apenas em anos de excelente qualidade e em pequenas quantidades, desta safra foram apenas 6.717 garrafas.
 
Visualmente o vinho apresentou cor rubi, com halo de tons atijolados e boa formação de lágrimas. No nariz seu bouquet estava magnífico, mostrando notas de fruta vermelhas em compota, menta, especiarias, couro e toques tostados. Em boca mostrou-se encorpado com taninos firmes, porém elegantes, boa acidez e excelente equilíbrio. Repetiu a fruta em compota queapareceu bem integrada com notas de chocolate, tostado, couro e balsâmico. Final longo e marcante.

Um rótulo especial, para se degustar sem pressa, apreciando cada aroma, cada nota, cada gole e que marcou o 3° aniversário do Vinhos de Minha Vida e a postagem de número 800.
 
O vinho foi degustado na companhia de Fernanda, meus pais e dos amigos Juberlan e Rejane e harmonizado com um pernil de carneiro e farofa de jerimum.
 

O Rótulo

Vinho: Quinta da Dôna
Tipo: Tinto
Castas: Baga
Safra: 2004
País: Portugal
Região: Bairrada
Produtor: Aliança Vinhos de Portugal
Enólogo: Domingos Soares Franco
Graduação: 14,5%
Onde comprar em Recife: Casa dos Frios
Preço médio: R$ 149,00
Temperatura de serviço: 18º



Nota: Decantei o vinho, que quase não apresentou sedimentos, por 30 minutos antes de servir.

Um comentário: