segunda-feira, 2 de junho de 2014

Um branco de 5 anos que vem evoluindo bem #cbe

Hoje é dia de falar sobre mais um vinho degustado para a Confraria Brasileira de Enoblogs - CBE, o trigésimo rótulo que comento para a primeira e única confraria virtual do país.
 
Este mês o tema foi: "Um vinho branco, de qualquer casta e país, com passagem por carvalho" e a sugestão do Victor Beltrami do blog Balaio do Victor.
 
Como meu consumo de vinhos brancos não possui a mesma frequência dos tintos fui ao garimpo em busca da minha garrafa e queria degustar algo fora do grupo chardonnay, sauvignon blanc e torrontés, foi aí que bati o olho no Miolo Reserva Viognier, que contava com um atrativo a parte: safra 2009, atrativo pois esta é uma das poucas castas brancas que envelhece com saúde, que evolui bem em garrafa e eu commprovar isso na taça é um verdadeiro deleite.
 
A viognier talvez seja a menos conhecida das grandes uvas brancos do mundo. Ela tem origem, ou pelo ela é mais conhecida por ser a grande uva branca das Côtes du Rhône, onde é usada até mesmo para emprestas seu aroma potente e amanteigado, de fruta supermadura, aos encorpados tintos da região. Ela é também a origem e a razão da mais importante denominação de brancos da região, a Condrieu, berço de algumas das maiores proezas enológicas em brancos e seco.
 
Na taça o vinho apresentou uma bela cor amarelo dourada e lágrimas grossas e lentas. No nariz aromas muito intenso, com notas de fruta branca madura (pêssego, abacaxi), damasco, amêndoas e elegante toque de tostado, proveniente da passagem de parte do líquido por barricas de carvalho. Em boca mostrou acidez correta e repetição das notas olfativas. Final de boca de média intensidade, com interessante untuosidade (amanteigado) e notas defumadas aparecendo delicadamente no retrogosto.
 
Vinho que surpreendeu, elegante, equilibrado, uma bela intensidade em boca e com um excelente custo x benefício... acho até que vou comprar outra garrafa para guardar por mais uns dois anos.
 
O Rótulo

Vinho: Miolo Reserva
Tipo: Branco
Castas: Viognier
Safra: 2009
País: Brasil
Região: Campanha Gaúcha
Produtor: Miolo
Graduação: 13%
Onde comprar em Recife: RM Express
Preço médio: R$ 32,00
Temperatura de serviço: 8º
Garraf nº : 3845.

Nenhum comentário:

Postar um comentário