sábado, 2 de agosto de 2014

Lidio Carraro Grande Vindima Quorum 2006 #cbe

Começo de mês tem postagem especial para Confraria Brasileira de Enoblogs - CBE. Desta vez o tema ficou por conta do Evandro Vanti Gonçalves do blog Vinhos que Provo que mandou: "um tinto nacional sem passagem por carvalho e sem limite de preço".

Apesar de eu e Fernanda termos voltado do Vale dos Vinhedos há 15 dias, onde degustamos alguns rótulos que se enquadram dentro do tema eu resolvi ir em busca de um rótulo nas lojas daqui de Recife e foi aí que cometi uma lambança: terminei comprando o vinho suave pois, ative-me mais ao fato de ter sido elaborado com uvas vitiviníferas, que a ler com calma o rótulo, no qual havia a inscrição de que o tal era suave.

Então apesar de termos feito um esforço enorme para berber o vinho eu preferi escolher um dos rótulos que eu e Fernanda degustamos na Lidio Carraro, que tem como uma de suas marcas registradas o fato de que nenhum de seus rótulos passar por amadurecimento em barrica de carvalho com o intuito de manter as características das uvas e fazer com que o vinho expresse ao máximo as características do terroir.

Minha escolha foi o Lidio Carraro Grande Vindima Quorum 2006, um corte das castas Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Tannat. Esta vinho é o único vinho da vinícola que é produzido a partir dos parreiras do Vale dos Vinhedos, sendo os demais provenientes de videiras de Encruzilhada do Sul.

Visualmente apresentou cor rubi com halo cor de telha e uma magnífica formação de lágrimas. No nariz mostrou um bouquet magnífico: frutas negras, toques florais (cravo), canela, chocolate amargo, café, notas terrosas e balsâmico. Encorpado em boca, com taninos redondos e aveludados em bom equilíbrio com a acidez e o álcool, que apesar dos seus 14,5% não incomodou. Final de boca longo com repetição das notas olfativas.

Vinhaço: elegante, inteiro, equilibrado, de deliciosos aromas e que mostra todo potencial do vinho brasileiro, sem falar é claro que é uma prova que não é necessário o uso de barricas de carvalho para se produzir bons vinhos.

O Rótulo

Vinho: Lidio Carraro Grande Vindima Quorum
Tipo: Tinto
Castas: Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Tannat
Safra: 2006
País: Brasil
Região: Vale dos Vinhedos
Produtor: Lidio Carraro
Enólogo: Mônica Rossetti
Graduação: 14,5%
Onde comprar em Recife:
Preço: R$ 110,00
Temperatura de serviço: 16º
Pontuações: 17,50 (Jancis Robinson)

Nenhum comentário:

Postar um comentário