sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Provamos o Septimum 2009, o novo top da #salton para o #winebar

Chegamos ao último vinho degustado para o WINEBAR: o Septimum 2009,  que é mais um lançamento da vinícola Salton, um top do qual foram produzidas apenas 7.547 garrafas.
 
O nome do vinho é uma alusão e homenagem aos sete irmão pioneiros da Vinícola Salton e por esta razão foi elaborado a partir de 7 castas: Tannat, Ancellotta, Merlot, Cabernet Fanc, Teroldego, Cabernet Sauvignon e Marselan, uma para cada irmão, como pode-se ler no contra rótulo: "Há mais de um século, sete irmãos consolidaram as raízes da Vinícola Salton. Agora, a mesma sintonia faz do Septimun e suas sete castas um vinho sofisticado e harmonioso".

Para a elaboração deste belo vinho são selecionados os melhores grãos das sete castas que compõem o corte, os quais são homogeneizados e macerados em tanque durante 5 dias. Posteriormente, o mosto recebe as leveduras e é conduzido a barricas de carvalho 225 litros, onde fermenta durante 15 dias. Diariamente é efetuado o pisage, que consiste em submergir as partes sólidas no líquido em fermentação, incrementando a extração de compostos polifenólicos da uva. Terminada a fermentação, o vinho é levado a barricas novas de carvalho francês, onde permanece amadurecendo por um ano. Logo, é estabilizado e clarificado para, por fim, ser colocado na garrafa, onde permanece repousando durante um ano nas caves da Vinícola.

O visual do vinho destaca-se já pelo rótulo e sua garrafa imponente e pesada, seguindo pela pela cor rubi profunda e brilhante, halo jovial e uma linda chuva de lágrimas. No nariz mostrou aromas complexos, destacando-se frutas vermelhas (cereja e morango) frutas negras (ameixa), café, tabaco, chocolate, menta, notas balsâmicas e elegante tostado, tudo muito integrado, sem exageros e de boa intensidade. Em boca manteve a complexidade, que aliada a taninos estruturados, porém redondos e elegantes e a boa acidez, nos proporcionou um vinho com final de boca longo cheio das impreções olfativas aparecendo no retrogosto.
 
Excelente rótulo nacional: complexo, elegante e equilibrado, um dos melhores que degustei e que ainda tem uns anos pela frente. Tem um preço justo, apesar de estar acima do valor que costumo pagar por uma garrafa.
 
Para acompanhar esse belo tinto nacional Fernanda nos preparou um delicioso Folhado de Filé Mignon com Batatas assadas com ervas e shoyu, que casou perfeitamente com o vinho, tornando o conjunto ainda melhor.
 
O Rótulo

Vinho: Septimum
Tipo: Tinto
Castas: Tannat, Ancellotta, Merlot, Cabernet Fanc, Teroldego, Cabernet Sauvignon e Marselan.
Safra: 2009
País: Brasil
Região: Campanha Gaúcha
Produtor: Salton
Enólogo: Lucindo Copat
Garrafa n.: 7.024
Graduação: 13%
Onde comprar: Salton
Preço: R$ 100,00
Temperatura de serviço: 16º

Nota:

Este vinho foi gentilmente enviado pela Vinícola Salton para degustação no Winebar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário