segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Villa Spinosa Valpolicella Clássico DOC #cbe

Mês novo começando e junto com ele o nosso post especial para a Confraria Brasileira de Enoblogs, a primeira e única confraria virtual do Brasil. O tema do mês foi: "Valpolicella", do clássico ao ripasso, amarone, recioto...", escolhido pelo Alexandre Takei do blog Notas Etílicas.

Os vinhos do tema são produzido na região do Vêneto, que está situada no Nordeste da Itália, juntamente com o Trentino-Alto-Adige e a Friuli-Venezia-Giulia. Os vinhos mais famosos do Veneto são os tintos Valpolicella, Amarone della Valpolicella, Recioto della Valpolicella e Bardolino, o branco suave e o espumante Prosecco.

A minha escolha foi o Villa Spinosa Valpolicella Clássico DOC, uma das poucas opções disponíveis nas lojas onde fui garimpar o rótulo.

O Valpolicella é um tinto seco leve elaborado com as uvas Corvina Veronese, Rondinella e Molinara (a primeira dá cor, caráter e maciez; a segunda contribui com a estrutura, e a terceira com a acidez e um delicado toque amargo) com no mínimo 11% de álcool e deve ser bebido jovem. Os Valpolicella denominados Clássico são provenientes de vinhedos da região mais conceituada e históricamente original. Os que possuem a denominação Superiore têm mais estrutura, maior teor alcoólico (12%) e envelhecem dois anos na vinícola antes de serem comercializados.

Visualmente o vinho apresentou uma cor rubi bem clara, alaranjada (âmbar) e lágrimas finas translúcidas e lentas. No nariz aromas de fruta vermelha, amêndoas, notas de especiarias, toque balsâmico e discreto tostado. Em boca mostrou bom corpo, taninos macios e excelente acidez. Final de boca de boa intensidade e com a repetição das notas olfativas e a fruta e especiaria aparecendo no retrogosto.

Eu e Fernanda degustamos esse belo exemplar italiano no último dia 30 e para acompanhar Fernanda nos preparou um delicioso talharim com molho de tomate caseiro e filé mignon com molho de iogurte. Vinho e prato foram elevados pelo conjunto, uma beleza de harmonização.

O Rótulo

Vinho: Villa Spinosa Valpolicella Clássico DOC
Tipo: Tinto
Castas: Corvina Veronese e Corvinone
Safra: 2009
País: Itália
Região: Vêneto
Produtor: Azienda Agrícola Villa Spinosa
Graduação: 13%
Onde comprar em Recife: Casa dos Frios e RM Express
Preço Médio: R$ 55,00
Temperatura de serviço: 16º

Nenhum comentário:

Postar um comentário