segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Caper Diem Gran Reserva Cabernet Franc 2011 #cbe

Com alguns dias de atraso posto minha escolha para o tema do mês da Confraria Brasileira de Enoblogs - CBE: "um vinho 100% Cabernet Franc, de qualquer país e faixa de preço", proposto pelo Felipe Silva e Silva do Blog BebadoVinho.
 
Aqui em Recife as opções de varietais Cabernet Franc não são muitas e das poucas disponíveis eu já havia degustado e comentado por aqui (confira e confira) e pra não repetir vinho eu fui a busca na net e mais uma vez não tive sucesso, pois comprei um vinho anunciado de forma incorreta e só quando ele chegou vi que tratava-se de um corte, então tive que ir a busca novamente e por isso o atraso na postagem.
 
A Cabernet Franc é uma casta originária da França, mais precisamente da região de Bordeaux. Pouca gente sabe, mas a Cabernet Franc é a cabernet original. A famosa Cabernet Sauvignon surgiu depois, através de um clone entre a Cab. Franc e a Sauvignon Blanc.
 
A Cabernet Franc se adapta em quase todas as regiões. É uma casta fácil de cultivar. Pode ser cultivada tanto em regiões quentes como frias. Amadurece cedo. Em Bordeaux, particularmente no Mèdoc, ela é conhecida como a casta da segurança, da salvação. Isso porque, nos anos onde a safra de Cabernet Sauvignon não se mostra boa, potente, a Cabernet Franc entra em maior quantidade para “salvar” o ano, a safra.

E depois de muito procurar consegui encontar meu vinho: O Carpe Diem Gran Reserva, um chileno produzido pela Vinos del Sur, situada no Valle del Maule e que tem o início da sua história em 1982 com a chegada, proveniente da espanha, do José (Pépe) Esturillo.

Os vinhos Carpe Diem Gran Reserva são a segunda linha de rótulos e as vinhas que dão origem as uvas do Cabernet Franc foram plantadas no Vale de San Javier há 95 anos, em 1919, dando-lhe o título de vinhedo mais velho de Cabernet Franc do Chile. Depois de pronto o vinho amadurece por 18 meses em barricas de carvalho francês.

Visualmente o vinho mostrou cor rubi escura, brilhante, reflexos púrpura e lágrimas abundantes, finas e rápidas. idade. No nariz, mostrou interessante complexidade com notas de frutos negras frescos, toque floral e herbáceo remotando para mentol, seguido de notas de especiarias, couro e baunilha. Em boca mostrou taninos vivos, acidez de boa intensidade e álcool a 14,5%, mas em bom equilíbrio. Repetiu as notas olfativas e apresentou um final de boca longo e que pede uma boa carne.

Vinho potente, elegante, refinado e que vai melhorar com mais alguns anos em garrafa. O rótulo mostrou muito equilíbrio e apesar dos 18 meses de barricas não observei excessos.
 

O Rótulo

Vinho: Caper Diem Gran Reserva
Tipo: Tinto
Casta: Cabernet Franc
Safra: 2011
País: Chile
Região: Itata Valley, Maule
Produtor: Vinos del Sur
Enólogo: Patricia Inostroza
Graduação: 14%
Onde comprar em Recife: Casa dos Frios
Preço médio: 70,00
Temperatura de serviço: 18º

Nenhum comentário:

Postar um comentário