terça-feira, 14 de outubro de 2014

Salton Paradoxo Gewürztraminer e seus aromas delicados #winebar #salton

Hoje foi dia de degustar três lançamentos da Salton em mais um WINEBAR transmitido diretamente da belíssima Vinícola Salton situada no, não menos belo, Vale do Rio das Antas, Serra Gaúcha.
 
A degustação contou com a participação do enólogo chefe da Salton: Lucindo Copat e foi transmitida pelo canal do WINEBAR no youtube, o que deu mais dinamismo e qualidade a este belo empreendimento dos blogueiros Daniel Perches (Vinhos de Corte) e Alexandre Frias (Diário de Baco).
 
O primeiro vinho da noite foi o Salton Paradoxo Gewürztraminer 2014, um vinho fresquinho, recém lançado e que acaba de chegar ao mercado.
 
A Gewürztraminer é uma casta de origem germânica e que alcança os melhores resultados na região da Alsácia, França. Produz vinhos com toques picantes, o que explica em parte sua denominação, pois "Gewurz" significa tempero em alemão.
 
As uvas que deram origem a este vinho são provenientes da Campanha Gaúcha. A elaboração do rótulo icicia com a extração do mosto em prensas pneumáticas em uma ambiente inerte com a mínima presença de oxigênio e logo em seguidas são adicionadas as leveduras para dar início a fermentação e assim que a mesma é concluída o vinho é estabilizado, centrifugado e, finalmente, engarrafado.
 
Visualmente o vinho mostrou uma cor amarelo palha em claro e lágrimas grossas e lentas. No nariz mostrou aromas intensos e delicados, com o toque floral (jasmim e rosas brancas) aparecendo em primeiro plano e logo seguidos por toques de lichia, pêra e e leve toque de mel. Em boca o vinho mostrou-se leve, grande refrescância e repetição das notas olfativas acrescidas de sutil picância. Final de boca de média intensidade e com o frescor marcando presença. Leve e delicado definem bem esse Gewurz da Campanha.
 
Por aqui Fernanda nos preparou um patê de tomate seco com pão baguete e folhados de camarão, ambos caíram muito bem, mas o vinho pode muito bem ser degustado como aperitivo.


O Rótulo

Vinho: Salton Paradoxo
Tipo: Branco
Casta: Gewurztraminer
Safra: 2014
País: Brasil
Região: Campanha Gaúcha
Produtor: Salton
Graduação: 12,5%
Onde comprar: Loja Virtual Salton
Preço médio: R$ 25,00
Temperatura de serviço: 8º




Nota:

O vinho foi gentilmente enviado pela Vinícola Salton para degustação no WINEBAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário