sábado, 17 de outubro de 2015

Tudanca Roble DO Ribera del Duero 2008

Esse mês a seleção de vinhos do Pack Clube, o clube exclusivo de vinhos europeus da Wine in Pack, é composta por dois exemplares da Espanha, sendo um da Região de Ribera del Duero e outro da Região de Toro.
 
Primeiro irei falar do Tudanca Roble DO 2008, um 100% tempranillo produzido pela Vinos Tudanca na aclamada região espanhola de Ribera del Duero.
 
A Família Tudanca de las Heras, particularmente Vicenta de las Heras, fiel ao legado de seus antepassados, conseguiu transmitir ao longo dos seus 100 anos (1914-2014) o bom trabalho na vinha para seus filhos e netos e, até hoje os vinhos Tudanca são elaborados, em todo seu processo, por membros da família, desde a vinha ao desenho dos rótulos.
 
Os vinhedos centenários de tempranillo, plantado pelas tias matriarca da família, estão localizados entre La  Horra e Gumiel de Mercado, no coração de Ribera del Duero.
 
As uvas que deram origem ao Tudanca Roble DO é provenientes de vinhedos de 15 anos de idade, denominados de La Nava. O vinho passou por amadurecimento em barricas de carvalho (75% francês e 25% americano) por 6 meses.
 
Na taça mostrou cor rubi límpida, brilhante e com reflexos sutis de cor âmbar / alaranjados, denotando evolução. Lágrimas abundantes, finas e rápidas.
 
No nariz apresentou um bouquet com aromas de média intensidade compostos por fruta vermelha, mas já bem sutis, seguidos de notas de figo, geleia de ameixa, folhas secas, chocolate, baunilha, balsâmico, madeira molhada e tostado.
 
Em boca um vinho com taninos presentes, macios e de boa qualidade. Acidez de média intensidade e álcool a 13,5% pedindo comida. Final de boca de boa persistência com as notas de folhas secas e balsâmicas aparecendo no retrogosto e não nos deixando esquecer a idade do vinho.
 

O Rótulo

Vinho: Tudanca
Tipo: Tinto
Castas: Tempranillo
Safra: 2008
País: Espanha
Região: Ribera del Duero
Produtor: Vinos Tudanca
Graduação: 13,5%
Onde comprar: Wine in Pack
Preço médio: R$ 95,00
Temperatura de serviço: 16°



Nota:

Este vinho é importado pela Wine in Pack, primeira loja de vinhos a comercializar seus produtos exclusivamente em packs, mas este foi enviado para avaliação juntamente com o Carodorum. Ambos compõe a seleção do mês do Pack Clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário