segunda-feira, 18 de julho de 2016

Provamos o lançamento da Salton produzido na Argentina

Há poucos minutos participei de mais uma edição do Winebar comandada pelo Daniel Perches (Vinhos de Corte) e pelo Alexandre Frias (Diário de Baco), que transmitiram, diretamente da Salton no Vale do Rio das Antas, um bate papo super descontraído com o Enólogo Gregório Salton.
 
Foram degustados o Salton Classic Malbec 2015, o Salton Paradoxo Cabernet Sauvignon e o Salton Intenso Licoroso. Neste post irei discorrer apenas sobre o primeiro rótulo e para saber mais sobre os outros dois vinhos é só ficar ligado no blog.
 
O Salton Classic Malbec faz parte da mais antiga linha de vinhos da  vinícola, mas para esse exemplar em especial a empresa traz um diferencial: o vinho foi elaborado na região referência na produção de Malbec - a província de Mendoza, na Argentina.
 
A tradição da linha Classic traz o vinho para o nosso cotidiano, valorizando o mais simples dos momentos. São nove rótulos para os mais diversos paladares. Para o lançamento deste Malbec, fizemos uma seleção onde ele melhor se expressa, aos pés da Cordilheira dos Andes. Unimos as características únicas desta apreciada região com a tradição da linha Salton Classic”, explica o enólogo Gregório Salton.
 
Trata-se de uma coelaboração entre a vinícola gaúcha e o grupo argentino Peñaflor, reconhecido como um dos 10 principais produtores de vinho do mundo.
 
Vamos ao vinho!
 
Na taça mostrou cor vermelho rubi violácea, lágrimas finas, abundantes e lentas.
 
No nariz apresentou aromas de fruta fresca madura, seguidos de notas de compota e frutos seco.
 
Em boca um vinho corpo médio com taninos macios e levemente adocicados, boa acidez e álcool a 13% sem incomodar. Repetiu as notas frutadas. Final de boca de média intensidade.
 
Vinho jovem, tranquilo, fácil de beber e que vai agradar os iniciantes. E com o preço cobrado na loja mostra-se como uma boa opção para o dia a dia.

Harmonizamos com uma empanada de carne preparada por Fernanda.
 

O Rótulo
 
Vinho: Salton Classic
Tipo: Tinto
Castas: Malbec
Safra: 2015
País: Argentina
Região: Mendoza
Produtor: Salton
Enólogo: Gregório Bircke Salton
Graduação: 13%
Onde comprar / Importador: Salton / Salton
Preço Médio: R$ 21,00
Temperatura de serviço: 18º
Degustado em: 18.07.2016


Informações:

A caixa com 6 garrafas do vinho custa R$ 122,00 na loja da Salton, mas este foi gentilmente enviado pela Vinícola em ocasião do Winebar.

Para saber como foi a degustação basta clicar aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário