quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Salton Paradoxo Chardonnay 2013

Tenho tido um ano mais corrido que o habitual e isso tem afetado um pouco o rítmo de postagens para o blog, sobretudo as que comento sobre minha impressões pessoais dos vinhos que degustei, mas aos poucos espero normalizar isso.
 
Para diminuir um pouco minha dívida comento hoje sobre um delicioso chardonnay da Campanha Gaúcha: o Paradoxo Chardonnay, produzido pela gigante Salton.
 
20% do mosto é levado à barricas de carvalho americano para fermentação e o restante permanece em tanques de aço inoxidável a uma temperatura controlada. Após concluída a fermentação, o vinho em barricas permanece por seis meses sobre as leveduras e por fim é realizado o corte entre os vinhos, seguindo de estabilização, clarificação, filtração e engarrafamento.
 
Na taça mostrou cor amarelo claro com reflexos palha, límpido e brilhante.
 
No nariz apresentou aromas de frutas brancas e frutas cítricas, seguido de notas chocolate, baunilha, leveduras e delicado tostado.
 
Em boca um vinho corpo médio, acidez viva e álcool a 13,5% deixando o vinho com potencial gastronômico. Repetiu as notas olfativas e apresentou um final de boca persistente e com a fruta e a levedura aparecendo no retrogosto.
 
Vinho delicioso! Vai bem sozinho, como aperitivo em um dia quente, ou pode ser uma companhia com um prato como o risoto de presunto curado preparado por Fernanda.
 
O Rótulo
 
Vinho: Salton Paradoxo
Tipo: Branco
Castas: Chardonnay
Safra: 2013
País: Brasil
Região: Campanha Gaúcha
Produtor: Salton
Enólogo: Gregório Bircke Salton
Graduação: 13,5%
Onde comprar em Recife: DLP
Preço Médio: R$ 35,00
Temperatura de serviço: 8º
Degustado em: 13.02.2016 

Nenhum comentário:

Postar um comentário