quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Vinhos Alentejanos de Volta ao Brasil

Porto Alegre, Rio de Janeiro, Vitória e São Paulo são as cidades que receberão as quatro grandes provas de vinho que darão início à terceira edição do concurso que elege o melhor sommelier do Brasil no que diz respeito aos vinhos produzidos no Alentejo.
 
De 8 a 20 de Setembro, cerca de 20 produtores vinícolas alentejanos apresentarão os seus vinhos. Tudo isto se deve à iniciativa da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) que, com as provas, marcará o início da 3ª edição do concurso brasileiro “O Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil”. O principal objetivo é familiarizar o mercado brasileiro com o trabalho produzido nas zonas vitivínicolas do Alentejo.
 
A 1ª etapa do concurso envolve a apresentação de alguns dos conceitos mais importantes da região alentejana, não esquecendo o seu historial, terroir e perfil dos vinhos. Os concorrentes desta 3ª edição terão que participar numa prova de vinhos e responderão a um questionário que testa os seus conhecimentos sobre a singularidade dos vinhos desta região.
 
As quatro cidades envolvidas no concurso terão dois representantes apurados nesta fase. Serão oito os finalistas que vão viajar a Portugal, no início de 2017, para conviverem de perto com a realidade da região vitivinícola alentejana e também com o trabalho nela realizado. Por fim, realizar-se-á uma prova final que determinará o vencedor.
 
O Brasil é um dos principais mercados de exportação, a nível mundial, de vinhos do Alentejo. É, neste contexto, que o presidente da CVRA, Francisco Mateus, afirma que o objetivo do mercado brasileito não passa apenas por conquistar novos consumidores, mas também por fomentar a relação com os consumidores já existentes.
 
Estas iniciativas pretendem alargar o prestígio e o reconhecimento dos vinhos produzidos no Alentejo, que lideram o mercado a nível nacional e que contam com 1900 produtores de uvas e 235 empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário