segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Como comprar vinhos em leilão - e por que você deveria fazê-lo

Quando dez garrafas de Château Mouton Rothschild 1945 custam US$ 343.000, pode parecer que um leilão de vinhos é um pouco... inacessível. Ou talvez você ache que comprar vinho em um leilão é um processo entediante, que exige passar horas sentado em cadeiras desconfortáveis em salas insípidas, levantando a plaquinha por puro tédio. Os leilões de vinho, você imagina, não são para você.
 
A temporada de leilões do quarto trimestre começa na próxima semana. Veja o que você precisa saber antes de participar.
 
Onde e quando

Você pode fazer lances em pessoa, por telefone ou on-line, por adiantado ou em tempo real, acompanhando a venda por áudio ou vídeo onde quer que você esteja. Um russo recentemente deu um lance na Sibéria Oriental usando o novo aplicativo lançado pela casa de leilões Hart Davis Hart.
 
Mas participar de um leilão ao vivo é um excelente modo de entender como tudo funciona. Você pode simplesmente dar uma passadinha, mas para participar é necessário se inscrever com antecedência no site do leilão.
 
Só pela internet
 
Ao contrário das vendas ao vivo, a maioria dos lotes contém uma única garrafa, em vez de uma caixa, você pode aumentar a oferta em um dólar e um amplo leque de vinhos está disponível. O lado ruim é que é fácil esquecer de verificar o status de seu lance e perder para outra pessoa.
 
O que fazer
 
Primeiro, descubra o que você quer comprar. "Algumas pessoas se desanimam com os enormes catálogos dos leilões ao vivo", disse Charles Antin, especialista sênior de vinhos da Zachys Auctions. "Elas não sabem por onde começar porque os lotes não são listados de acordo com alguma ordem lógica, como região ou produtor, mas organizados por consignador, o que é pouco prático". Uma dica: verifique o índice.
 
Após decidir quais vinhos lhe interessam e definir quanto você está disposto a gastar, confira os preços desses vinhos nas lojas pelo site www.winesearcher.com (a versão Pro, US$ 48 por ano, vale a pena). Depois, veja as estimativas do catálogo -- elas são apenas uma orientação, porque muitas vezes os vinhos são vendidos por muito mais (ou menos) que o estimado. Mas elas lhe darão uma boa noção do que poderia ser uma pechincha e do que está na sua faixa de preço. Não esqueça de calcular o prêmio do comprador, que pode acrescentar até 22,5 por cento a seu preço.
 
Por: Chris Rovzar e Elin McCoy
Fonte: UOL Economia

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