sexta-feira, 25 de novembro de 2016

EA: quando o vinho se junta à arte

Com a nova campanha “EA, a inspiração bebe-se”, a marca de vinhos EA pediu a 5 artistas para traduzirem a arte de fazer vinho na sua arte. Luís Mileu na fotografia, Pantónio na pintura, Né Barros na dança, Matilde Campilho na poesia e Dead Combo na música aceitaram o desafio. As intervenções destes resultaram em autênticas obras de arte.
 
A criação processou-se em três fases: na primeira, os artistas tiveram a oportunidade de provar o vinho, seguindo-se o processo de criação do conceito individual para cada forma de arte, culminando na produção, efectiva, da obra.
 
Com este conceito, criado pela Albuquerque Designers para a Cartuxa, foi possível sair do território cultural do produtor e posicionar-se noutra atmosfera cultural. Neste caso, é sair das narrativas muito usadas na divulgação de um novo vinho – cansados estamos nós de ouvir falar em vinhos frutados, vinhas, na região, em adegas, entre outros  –  e partir para a arte.  Ela própria faz parte do projecto cultural da Fundação Eugénio de Almeida, detentora da Cartuxa.
 
Desta forma, a Cartuxa transfere o papel de interpretação do vinho para quem o prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário