segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Spa propõe uma imersão nas propriedades da uva

 
A primeira visão dos vinhedos extensos, impecavelmente alinhados, envolvendo o complexo do hotel e spa Les Sources de Caudalie, de um lado, e a sede histórica da vinícola Château Smith Haut Lafitte, de outro, imediatamente nos coloca em outra dimensão. Estamos a apenas 20 minutos da cidade de Bordeaux, em Martillac, terroir de Graves, de onde saem alguns dos vinhos de maior prestígio no mundo. Mas outro produto excepcional tem nascido dessas vinhas desde 1995, quando Mathilde Tomas, uma das filhas dos proprietários do Château, fundou com seu marido, Bertrand, a marca de cosméticos Caudalie, atualmente presente em 23 países.
 
Criada no sopé dos Alpes, desbravando as montanhas com o avô materno e as propriedades cosméticas das plantas nativas daquela região com a avó, Mathilde, coerentemente com sua história, construiu uma empresa baseada no aproveitamento das “sobras” da produção vinícola dos pais – tesouros que eram desperdiçados, como sementes de uvas, de onde saem os polifenóis, os mais poderosos antioxidantes do mundo vegetal.
 
Com o tempo, assim como seus pais adotaram na vinícola o método da bioprecisão – as uvas são cultivadas de forma orgânica, mas em combinação com imagens de satélite e outros recursos de alta tecnologia –, Mathilde ampliou as pesquisas científicas na base de seus produtos, feitos com ingredientes puríssimos e sustentáveis. Além de trabalhar com o professor Joseph Vercauteren, da Universidade de Bordeaux, um dos maiores experts do mundo em polifenóis, associou-se a David Sinclair, biólogo e professor de genética australiano, radicado nos Estados Unidos, da Harvard Medical School.
 
Apontado pela revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2014, Sinclair tem dedicado suas pesquisas não apenas à extensão da longevidade mas também à reversão do envelhecimento. E, claro, tudo tem a ver com os vinhedos: o coração da pesquisa é o polifenol resveratrol, encontrado na casca, na semente e nas jovens hastes da videira.
 
O mais recente fruto dessa colaboração chega ao Brasil em outubro. Trata-se do Crème Cachemire Redensifante, o novo integrante da linha Resveratrol Lif, um antirrugas que também promete frmar a pele, que depois dos 40 anos sofre uma degradação na produção de colágeno da ordem de 40% e na de ácido hialurônico, responsável pelo volume, de 50%. As pesquisas comandadas por Sinclair culminaram na ideia de combinar o potente resveratrol da videira – que protege as fbras de colágeno e, inesperadamente, ajuda as células a produzir ácido hialurô- nico – com micromoléculas do ácido, o que estimula os genes chamados has2, que respondem excepcionalmente bem ao resveratrol. Esse efeito sinérgico virou uma patente conjunta da Caudalie e da Harvard Medical School. Um segredinho extra do Crème Cachemire são os fosfolipídeos, que promovem a absorção dos ativos e sua liberação gradual depois da aplicação, de acordo com as necessidades da pele (veja outros produtos emblemáticos da marca abaixo).
 
PARADOXO DELÍCIA
 
Conhecer o berço da marca, os vinhedos do Château Smith Haut Laftte, que remontam ao século 14, e também o hotel e o spa, inaugurados em 1999 e comandados por Alice, irmã de Mathilde, nos leva a uma deliciosa imersão no chamado paradoxo francês, conceito que ganhou força há duas décadas. Vários estudos mostraram que, embora os franceses consumam mais vinho tinto que qualquer outro cidadão do mundo e comam manteiga, queijo e carne vermelha regularmente, eles têm o mais baixo nível de doenças cardiovasculares do Ocidente. A explicação seria exatamente o consumo moderado e regular de vinho tinto, em função dos polifenóis antioxidantes, sobretudo o resveratrol, encontrados nele.
 
Os vinhos da casa e da região (Pessac-Léognan, Graves, Médoc, Sauternes, Pomerol, Saint-Émilion…) são o acompanhamento perfeito para as refeições “simples”, com ingredientes locais e sazonais, servidas nos três restaurantes da propriedade, que tem uma perfumada e encantadora horta. Um dos restaurantes, o La Grand’ Vigne, comandado pelo chef Nicolas Masse, tem duas estrelas no guia Michelin. Mesmo ali, nada de complicação: “apenas” as melhores matérias- -primas, em receitas que as valorizam ao máximo.
 
O vinho também está nos óleos, nos cremes e na pasta esfoliante preparada na hora em que a gente se apresenta no spa (no melhor estilo simple chic, como tudo que diz respeito à Caudalie) para a deliciosa experiência que é o crushed cabernet scrub. Ao longo de 40 minutos, a pele do corpo é massageada com esse esfoliante natural, que remove as células mortas e ativa a circulação. Uma ducha leva tudo embora e, na sequência, vêm mais 20 minutos de massagem, agora com o objetivo de nutrir e hidratar a pele novinha em folha. Nesse spa de pedra, vidro e madeira, banhado de luz natural, outro tratamento estrela é a combinação da massagem corporal Caudalie com o tratamento facial Resveratrol Lif. Talvez as duas horas mais relaxantes da sua vida.
 
Uma novidade, também com duração de duas horas, é o ritual Soins Eau de Beauté. Diferentemente do tratamento anterior, feito com produtos untuosos, esse é “seco”, apenas com as águas da marca, Eau de Raisin e Eau de Beauté. Os movimentos da vinoterapeuta são parecidos com os do shiatsu. “Desenhei meus spas para serem pausas únicas, santuários de serenidade e beleza, a alta-costura da Caudalie”, costuma dizer Mathilde Tomas. De fato, depois de três dias de imersão no tal paradoxo francês, experimentando os prazeres do vinho à mesa, no spa, em passeios entre os vinhedos, uma sensação de bem-estar nos inunda. E a gente ainda traz para casa, estampado no rosto, aquele brilho, aquele je ne sais quoi que tanto nos encanta nas francesas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário