quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Três novos livros para aprender a provar vinho

Como se analisa o aroma do vinho? Quanto tempo se deve guardar uma garrafa em casa? Foi para responder a estas questões que três autoras - Joana Maçanita, Maria João de Almeida e Jancis Robinson - escreveram diferentes manuais, que explicam de forma simples e prática como tirar maior proveito do vinho. Pelo caminho, foram desmontando alguns mitos, mesmo os mais evidentes: por exemplo, em Especialista de Vinhos em 24 Horas, Jancis Robinson explica que o ritual de dar a provar o vinho no restaurante serve "não para ver se gostamos", mas para verificar se a garrafa está à temperatura correcta ou se tem algum defeito grave.
 
"Quando comecei a estudar vinhos, achava que nunca iria aprender aquelas coisas todas, mas depois percebi que não era assim tão complicado", contou ao GPS Maria João de Almeida, a autora de O Vinho na Ponta da Língua.
 
Ainda assim, ressalva que não há atalhos: "É mesmo preciso provar muitos vinhos de diferentes estilos." Para isso, aconselha no livro a aproveitar as feiras de vinhos das grandes superfícies ou as provas gratuitas e promoções que muitas garrafeiras realizam - e onde haverá, inclusive, alguém para ajudar a compreender as características dos vinhos.
 
Já Joana Maçanita, enóloga e produtora de vinhos, disse ao GPS que "nunca teve medo de ser a pessoa que não sabe". Em grande parte das ocasiões sentia mesmo que o resto das pessoas estava igualmente perdida, simplesmente "ninguém tinha coragem para perguntar". Em Branco ou Tinto, ela faz as perguntas e dá as respostas.
 
"Deu-me muito gozo explicar a questão das temperaturas", garante. Se a autora explica que se deve beber um branco entre os 6 e os 8 graus e um tinto jovem a 16, é precisamente para "tornar a experiência o mais agradável possível", até porque, como a própria alerta, "não devemos ter ideias preconcebidas só porque alguém que consideramos que percebe um bocadinho mais do que nós disse".
 
Foi precisamente o facto de todas as opiniões serem válidas que cativou Jancis Robinson - hoje uma das críticas de vinho mais respeitadas a nível mundial, com a cobiçada distinção de Master of Wine - na sua primeira prova de vinho. "Ouvi pessoas a falar do mesmo vinho de forma aparentemente contraditória e, no entanto, não estavam a discutir", recordou ao GPS. Impressionada com a situação, foi ali que definiu o seu destino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário